13 de julho | 2008

Fefol deve mostrar 74 grupos folclóricos e parafolclóricos

Compartilhe:

 

O 44.º Festival do Folclore (Fefol), que será realizado no período de dois a 10 de agosto deste ano, deverá mostrar 74 grupos folclóricos e parafolclóricos. A expectativa é de Vivaldo Mendes, presidente do IBCP (Instituto Brasileiro de Cultura Popular). De acordo com ele, 68 já estão confirmados.

Durante uma entrevista coletiva que concedeu nesta semana, Mendes informou que o Boi de Morro do Maranhão é um dos seis que estão pendentes, faltando acertar o transporte e outro evento para que possam vir.

Dentro do contexto cultural da festa, Mendes explica que o evento terá 57 grupos folclóricos, o que representa cerca de 77% das apresentações. Os parafolclórios, em número de 17, significam os restantes 23%.

No total em torno de 2,8 mil folcloristas devem se apresentar durante do festival, que pela primeira vez em sua longa trajetória, terá cronômetros para marcar o tempo de apresentação dos grupos nos dois palcos. O estado com maior número de representantes é São Paulo, que terá 36 grupos, sendo 16 da cidade de Olímpia.

"E uma felicidade que nós temos é que têm regiões, como, por exemplo, o nordeste, do qual contam nove estados, todos eles representados no Fefol", comenta. De acordo com Mendes, os nove estados da região terão representações. "E teremos atrações novas, está praticamente confirmado um grupo de balé folclórico de Recife que deve vir esse ano. Só de Pernambuco, dois grupos", acrescenta.

Só de palco Mendes prevê 140 apresentações. A instituição de dois palcos, como em 2007, favorece a antecipação do encerramento das apresentações. "Antes, às vezes ficávamos até as duas da madrugada", comemora.

Mendes explica que embora as apresentações terminem mais cedo, o evento não perderá em quantidade de grupos. Ele estima que juntando as apresentações de palcos, das ruas e distritos, deve somar em torno de 270 apresentações.

Neste ano a missa de abertura será no próprio Recinto de Exposições e Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna. A celebração será no sábado, dia dois, às 18h30, presidida pelo bispo da Diocese de Barretos e vai inaugurar a Capelinha de Santos Reis.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas