14 de agosto | 2021

Fefol vai até amanhã divulgando o Folclore de norte a sul do país

Compartilhe:

 

Abertura do 57º Festival do Folclore de Olímpia registra cerca de 10 mil visualizações na internet


O 57.º Festival do Folclore que começou na quarta-feira, 11, mais uma vez de forma online, pelos números alcançados de visualizações nos canais da internet por onde está sendo transmitido, deverá cumprir seu papel de realizar um grande evento da cultura popular mesmo sem a confraternização entre os grupos que ocorria quando era realizado de forma também presencial.

Na quarta-feira, pelo segundo ano consecutivo de forma online e sem público, a festa começou, mas, desta vez em edição híbrida. O palco do FEFOL está sendo a Casa da Cultura, de onde o jornalista Marcos Paiva, apresentador da TV Tem, comanda a chamada das apresentações, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do festival.

Na primeira noite de festa, foram registradas cerca de 10 mil visualizações nas plataformas de transmissão, como o Facebook e o Youtube, com mais de 2 mil comentários de internautas durante a live e mais de 13 mil pessoas alcançadas.

TRANSMISSÃO FOI

ACOMPANHADA POR

INTERNAUTAS DE

VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL

A veiculação foi acompanhada por internautas de diversos Estados do Brasil como Paraná, Pará, São Paulo, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo, entre outros e até mesmo de outros países como Argentina, Estados Unidos, Portugal e Austrália.

A Abertura Oficial do evento contou com a tradicional participação dos alunos da rede municipal de ensino que, sob a coordenação da secretaria de Educação, produziram um vídeo com o tema “Olímpia, há 57 anos conectando pessoas e tradições”.

A apresentação retratou um misto de saudade e esperança por dias melhores, relembrando as culturas populares e pessoas importantes ligadas ao folclore e ao festival de Olímpia, entre elas os saudosos Professor José Sant’anna, idealizador do festival, e o Professor Edward Marques da Silva, o Wadão, compositor oficial das músicas-tema da festa e que faleceu, em outubro de 2020.

O QUE ACONTECEU

NO PRIMEIRO DIA

O clipe teve ainda a participação especial do Grupo Geração Folclore, Grupo Parafolclórico Frutos da Terra e Escola de Samba Unidos da Cohab. A concepção do roteiro é de autoria da Professora Taíse Renata da Cruz, com narração de Pedro Henrique de Andrade, direção artística e montagem dos professores Alan Saviolo Duran e Tiago Pessoa Lourenço, coordenação da supervisora de ensino Maristela Aparecida Araújo Bijotti Meniti e direção geral da secretária municipal de Educação, Dalva Coelho.

Após a exibição, as autoridades fizeram uma breve saudação para dar as boas-vindas aos grupos e ao público, entre elas, o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha.

“Este é um dos maiores e mais importantes eventos da cidade e do país e, mesmo com o desafio da pandemia, não deixamos de honrar nosso compromisso de Capital Nacional do Folclore e o legado do Professor Sant’anna. Assim, nasce a primeira edição híbrida, promovendo um festival online, que, com o tema “Conexão de um Povo”, confraternizará a cultura brasileira, com transmissão para todo o país e para o mundo”, destacou o prefeito, declarando aberta a programação do 57º FEFOL.

FRUTOS DO PARÁ PRODUZIU

MÚSICA EM

HOMENAGEM AO FEFOL

Em seguida, foram transmitidas as apresentações inéditas gravadas pelos grupos. A primeira delas ficou por conta do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, de Belém-PA, homenageado deste ano, que produziu uma música em homenagem ao FEFOL e teve a presença de seus diretores Nazaré Azevedo e Paulo Oliveira, no palco do evento para agradecer o momento.

Na sequência foram reproduzidos os vídeos dos grupos Fandango de Tamanco Cuitelo – Ribeirão Grande/São Paulo, GTC 20 de Setembro – Xangri-lá/Rio Grande do Sul, uma produção das Companhias de Reis de Olímpia e o Grupo Coco de Roda Xique Xique – Maceió/Alagoas.

PROGRAMAÇÃO DE 5ª FEIRA

A programação do evento continuou na quinta-feira, dia 12, com Contação de Histórias online às 14h, e, a partir das 20h30, apresentações dos grupos folclóricos e parafolclóricos Parafusos (Lagarto/Sergipe), Associação Cultural Anástasis Artes Cênicas & Solidariedade (Olímpia/São Paulo), Grupo de Siriri Flor de Atalaia (Cuiabá/Mato Grosso), Grupo Parafolclórico Terra da Luz (Fortaleza/Ceará) e Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal (Florianópolis/Santa Catarina).

Ao todo, o 57º FEFOL conta com 34 grupos folclóricos e parafolclóricos, de 12 estados brasileiros, representando as cinco regiões do país, sendo 14 grupos de outras localidades e 20 de Olímpia. A programação está sendo transmitida na Página Oficial do Festival do Folclore de Olímpia no Facebook e no Canal do Youtube. O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação Olímpia para Todos, com apoio institucional da TV Tem e patrocínio de empresas olimpienses.

PROGRAMAÇÃO DE 6.ª FEIRA

Para ontem, 13, estavam marcadas as exibições e apresentações com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube:

20h30 – Apresentações de Grupos Folclóricos e Parafolclóricos
– Balé Popular de Bezerros “Papanguarte”- Bezerros/Pernambuco

– Grupo Parafolclórico Frutos da Terra – Olímpia/SP

– Comunidade Quilombola dos Arturos – Contagem/Minas Gerais

– Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Belém/Pará

– Banda de Congo Beatos de São Benedito – Vila Velha/Espírito Santo

– Grupo Parafolclórico Frutos da Terra – Olímpia/SP

– Companhias de Reis de Olímpia

– Batalhão de Bacamarteiros de Aguada – Carmópolis/Sergipe

PROGRAMAÇÃO DE HOJE

Para hoje, sábado, 14, está previsto para as 16 horas, o 7º Simpósio de Estudos Etnomusicológicos de Olímpia, também com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube.
Já as 20h30 começam as apresentações de Grupos Folclóricos e Parafolclóricos:

– Grupo Parafolclórico Sabor Marajoara – Belém/Pará

– Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça” – GODAP Olímpia/São Paulo

– Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Belém/Pará

– GTC 20 de Setembro – Xangri-lá/Rio Grande do Sul

– Banda de Congo Beatos de São Benedito – Vila Velha/Espírito Santo

– Grupos Folclóricos de Olímpia

– Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas “Cidade Menina Moça” – GODAP Olímpia/São Paulo

– Bumba Meu Boi da Floresta de Mestre Apolonio – São Luiz/Maranhã

PROGRAMAÇÃO DO ÚLTIMO DIA

Já para domingo, 15 de agosto, último dia do evento, a partir 20h30:

– Comunidade Quilombola dos Arturos – Contagem/Minas Gerais

– Bumba Meu Boi da Floresta de Mestre Apolonio – São Luiz/Maranhão

– Grupo Fandango de Tamanco Cuitelo – Ribeirão Grande/São Paulo

– Balé Popular de Bezerros “Papanguarte”- Bezerros/Pernambuco

– Grupo Parafolclórico Sabor Marajoara – Belém/Pará

– Grupo Coco de Roda Xique Xique – Maceió/Alagoas

– Grupo Parafusos – Lagarto/Sergipe

– Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Belém/Pará

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas