03 de outubro | 2021

Filhote de onça-parda resgatado de queimada em Olímpia no dia 24 ainda não poderá voltar à natureza

Compartilhe:

 

Animal foi encontrado sozinho, desidratado e com partes do corpo queimadas.


DA REDAÇÃO COM TVTEM

O filhote de onça-parda resgatado durante uma queimada na região de Olímpia na sexta-feira, 24, ainda não poderá voltar à natureza, de acordo com a veterinária Fernanda Cassioli de Moraes, do Zoológico Municipal de Catanduva (SP).

Animal foi encontrado sozinho, desidratado e com partes do corpo queimadas. Após o resgate, ele foi levado a uma clínica veterinária de Barretos (SP) e encaminhado ao Zoológico de Catanduva, porque não conseguiria mais sobreviver sozinho em seu habitat natural.

“O filhote foi colocado de imediato em área de isolamento no anexo próximo a sala das veterinárias. Passou por exame, coleta de sangue, check-up e também fizemos a vacinação”, explica a veterinária Fernanda Cassioli de Moraes.

 “Ao mesmo tempo que ficamos felizes por recebê-lo, ficamos tristes pelo motivo de ele ter vindo parar aqui, que é pela irresponsabilidade com as queimadas”, diz Fernanda.

“Quando ele chegou aqui, ele ainda apresentava uma pequena lesão na pata, que progrediu ao longo dos dias. Ele não estava conseguindo andar direito, mas já está recebendo tratamento e a tendência é que nos próximos dias se recupere totalmente”, completa.

Contudo, mesmo após se recuperar, o animal, que tem cerca de três meses, não poderá retornar à natureza, de acordo com a especialista.

“Como ele chegou para a gente muito novinho, ele acaba criando um certo ‘imprint’ com o ser humano. Então ele fica muito sociável e até mesmo domesticado, e acaba indo em direção ao ser humano, o que é perigoso. Ele pode encontrar um caçador, não vai saber caçar”, explica Fernanda.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas