12 de julho | 2011

Fotografo olimpiense expõe cultura local em São José dos Campos

Compartilhe:

O fotógrafo olimpiense Antônio José Scarpinette, Antônio Scarpa, está participando de uma mostra fotográfica em São José dos Campos, cujas imagens mostram pelo menos parte da cultura de Olímpia. O trabalho foi batizado com o nome “Bandeiras, Ritos e Passagens: olhares sobre a gênese da fé e da arte popular”.


O trabalho integra a mostra audiovisual etnográfica “Olhares que se Entrecruzam”. O jornalista e fotógrafo, da Assessoria de Imprensa da Unicamp, faz parte da programação do XV Congresso Brasileiro de Folclore. O evento, que começou na segunda-feira desta semana,dia 11, se encerrará na sexta-feira, dia 15.

Para o trabalho, Scarpinetti fotografou cenas e personagens do tradicional festival de folclore de Olímpia, sua cidade natal, mas também registrou imagens de outros encontros dos grupos de Folia de Reis, Congada e Moçambique. São 28 fotos realizadas nos últimos cinco anos. “O trabalho tem o intuito de divulgar e ajudar a preservar essas manifestações que são a afirmação da resistência cultural dos grupos”, comenta.

As fotos de Scarpinetti estão expostas no saguão da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, das 9 da manhã às 20 horas. Na tarde desta terça-feira, dia 12, o trabalho foi projetado e a pesquisa feita pelo fotógrafo foi comentada.


Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas