15 de abril | 2008

Fundecitrus confirma um caso de ‘greening’ em Olímpia

Compartilhe:

O agrônomo João Francisco Kaap, gerente do escritório local do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), confirmou no início desta semana, a existência de um caso positivo de greening, numa planta de um dos pomares do município de Olímpia.

Além disso, um levantamento realizado anteriormente já indicava a presença da doença nos municípios de Cajobi e Embaúba, porém, de acordo com Kaap, em nível ainda considerado baixo.

Nos demais municípios da comarca o levantamento ainda não foi concluído, por isso não tem informações. “Infelizmente, hoje é considerada a pior doença dos citrus, porque, relatos de onde ela já está presente, os prejuízos foram enormes”, comentou Kaap.

Existe lei do Ministério da Agricultura que exige a erradicação da planta doente, por isso o agrônomo orienta para que os produtores se mantenham atentos para a situação que pode alastrar nos pomares da região.

“A gente colabora com os citricultores nas inspeções, mas ele têm que ficar mais atentos ainda porque se tem uma planta doente e o inseto (transmissor) continuar picando, consequentemente vai transmitindo às outras plantas e, quando voltamos para fazer nova inspeção, pode ser que já tenha multiplicado, ou seja, de uma passando para outra e aí as coisas vão se complicando”, observou.

O Fundecitrus, de acordo com Kaap, está organizando, inclusive, uma caravana disponibilizando um ônibus para levar os produtores à sede da entidade para que obtenham mais conhecimento da manifestação da praga.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas