22 de fevereiro | 2009

“Gaviões” abre desfiles de domingo e terça-feira

Compartilhe:

 

A escola de samba Gaviões da Verde e Rosa abrirá os desfiles no domingo, 22, e na terça-feira, 24, a partir das 21 horas. Em seguida se apresentarão Sempre Arrasando, Vem Comigo e Samba Sem Compromisso. A ordem foi definida por sorteio. Neste ano, os desfiles voltam para a avenida Aurora Forti Neves, no trecho entre as ruas 9 de Julho e Engenheiro Reid. A dispersão será a partir da Câmara Municipal.

Mesmo previsto para iniciar às 21 horas, o regulamento prevê uma tolerância de apenas 10 minutos. Cada escola tem o tempo de 30 minutos para se apresentar ao público e aos jurados e a dispersão será a partir da câmara municipal, com tempo previsto de 15 minutos.

Se o regulamento prevê que a escola que não cumprir regulamento sofrerá sanções em 2010, as duas que tiverem melhor desempenho serão premiadas. Serão R$ 1 mil para a primeira colocada e R$ 500 para a segunda. A premiação será em dinheiro. O desempenho servirá também para definir as verbas do carnaval do ano que vem.

As escolas não devem se apresentar com menos de 60 componentes. Este é um dos itens obrigatórios do regulamento. Todos devem estar devidamente fantasiados de acordo com o enredo apresentado na avenida. A fiscalização será de um membro da comissão e um representante de cada escola no próprio local. Porém, nesta conta, ficarão de fora os blocos carnavalescos constituídos na cidade como sendo um cordão de pessoas.

Além disso, nos dois dias na avenida, cada escola deverá apresentar pelo menos um carro alegórico com tração a motor e, se for apenas um, deverá trazer toda a informação do samba-enredo, além de informar o nome da escola e o seu tema de forma visível.

Penalidades

Se não desfilar os dois dias ou não tiver o mínimo de 60 integrantes, em 2010 a escola será punida com 20% da verba de subvenção. A mesma punição será aplicada se a escola tiver menores de idade em suas alas e não apresentar à comissão, documento exigido pela Vara da Infância e da Juventude.

Também será de 20% o desconto da subvenção futura se for constatada o consumo de bebida alcoólica entre os membros das escolas, ou que estejam com fantasias fora do contexto do enredo, ou mesmo sem fantasia.

Os atrasos na apresentação além dos 30 minutos, a partir de 10 minutos, receberão sanções. Quer dizer, excedendo em 15 minutos a multa será de 20% e se for além de meia hora, 50%. Se a dispersão defronte a Câmara Municipal for superior a 15 minutos haverá punição em 20%.

O regulamento prevê julgamento dos quesitos harmonia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, enredo (terão acréscimo de pontos a escola que explorar temas ou personagens da cidade ou região, e se tiver um samba-enredo qualquer, também valerá pontos a mais), animação, originalidade, luxo, bateria e carro alegórico. Se as escolas não cumprirem, poderão ser penalizadas em 10% por cada item. A penalidade subirá para 100% se a escola não tiver pelo menos um carro alegórico motorizado, contendo o samba-enredo e apresentação da escola bem visível.

Além da obrigatoriedade, os quesitos servirão para definir a classificação final dos desfiles. Cada julgador concederá a cada escola de samba notas de cinco a dez pontos. Serão admitidas notas fracionadas, tais como 5,1, por exemplo.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas