01 de novembro | 2016

Geninho e vereadores dão mostras de que entenderam o que fizeram com o IPTU

Compartilhe:

Da redação e assessoria

Somente agora, passada a eleição municipal do dia 2 de outubro, é que o prefeito Eugênio José Zuliani e os 10 vereadores da Câmara Municipal de Olímpia, passaram a entender o que eles fizeram em relação à cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), principalmente a partir da majoração imprudente da Planta de Valores Genéricos (PGV). Mas a taxa de lixo também contribuiu para castigar bastante o contribuinte, aumentando o valor da coleta substancialmente.

Por isso, até com um debate acalorado no plenário, passando por uma interrupção da sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira desta semana, dia 24, a Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei de autoria do prefeito, em caráter de urgência, alterando a base de cálculo do valor da coleta com a finalidade de favorecer as famílias de baixa renda, principalmente.

Durante a suspensão o plenário foi usado para que os vereadores entrassem em um acordo sobre a nova lei de resíduos sólidos, de autoria do prefeito, reduzindo de mil litros para duzentos litros por família.

A polêmica foi criada pela gestão integrada de Resíduos Sólidos enfocada por quase todos os vereadores como a delicada questão da taxa de lixo que foi responsável por parcela do valor cobrado no carnê do IPTU.

Toda a polêmica foi levantada pelo vereador Hilário que entre outras coisas disse não aceitar a colocação da matéria com regime de urgência e “corrermos o risco de votar o projeto sem considerarmos o fato de discuti-la com a sociedade”.

Na retomada da sessão falou o vereador Hum­berto José Puttini, dizendo que ia votar pela aprovação, mas que desconhecia o teor do projeto. E que isso constasse em ata como suas falas a respeito. “Entendo que a população estará pagando menos pela taxa do lixo”, disse.

Em seguida falou o líder do prefeito Leonardo Simões, para lembrar que está se retirando ou reduzindo o valor da taxa de lixo para beneficiar a população como um todo. Marco Antônio Parolim de Carvalho disse também que estava claro que a taxa de lixo aumentou o IPTU.

Em seguida falou a vereadora Izabel Cristina Reale Thereza enfatizando que na campanha se chegou à conclusão de que a taxa do lixo foi a responsável pelo aumento do IPTU. Ela foi acompanhada pelo vereador Leandro Marcelo dos Santos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas