28 de junho | 2020

Geninho entrega respiradores em Olímpia e comemora aprovação de projeto em Brasília

Compartilhe:

Deputado Federal entregou cinco
respiradores para Santa Casa esta
semana. O senado aprovou projeto do
marco do saneamento que teve
relatoria de Geninho na Câmara.

DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA

O deputado federal e ex-prefeito de Olímpia, Geni­nho Zuliani, teve presença marcante esta semana no cenário local e no brasileiro. Em Olímpia entregou cinco respiradores para a Santa Casa, no início da semana que possibilitou a abertura de mais cinco leitos de UTI no hospital para tratamento da Covid-19.

Já no cenário nacional foi aprovado na quarta-feira, com 65 votos a favor e 13 contrários, o projeto de lei 4.162/2019, que cria o novo marco legal do saneamento básico no Brasil. O texto, que teve relatoria na Câmara dos Deputados, do deputado federal Geninho Zuliani (DEM/SP) e no Senado de Tasso Jereissati (PSDB-CE), facilita as parcerias entre o setor privado e público na área de saneamento e modifica os modelos atuais de contratos referentes à gestão de água e esgotos nos municípios brasileiros.

 ”A aprovação da proposta tornou a data de 24 de junho em um dia histórico no Senado Federal. Sem nenhuma alteração no texto, aprovando o mesmo Marco que nós aprovamos em dezembro do ano passado na Câmara dos Deputados, os senadores abriram a possibilidade para que uma nova história seja escrita no País. Tive a oportunidade de relatar um relatório que vai trazer para o Brasil R$500 bilhões de investimentos, que vai trazer regulação, que vai trazer licitação e concorrência pública no setor que não tinha e tem mais”, afirma Geninho.

 Hoje, no Brasil, pelo menos 101 milhões não têm acesso a saneamento básico, metade disso também não possui coleta de resíduos e o desperdício é grande, a perda de água é de 39% no segmento público e 48,7% no privado. Tais dados têm impactado entre os brasileiros causando, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 15 mil mortes e 350 mil internações por ano devido a doenças ligadas à precariedade do saneamento básico.

 ”O Brasil tem mais de 50% dos brasileiros sem esgoto tratado, 1/3 dos brasileiros não têm água potável encanada dentro de casa. Nós estamos falando de água, estamos falando de saúde pública, são atividades sanitárias no meio de uma pandemia. Essa proposta é o que poderá auxiliar o Brasil a sair da atual crise econômica, principalmente com geração de novos empregos, poderá ser um dos instrumentos que pós-pandemia que vai trazer investimentos, obras para poder alavancar o mercado brasileiro”, frisa Geninho.

 Aprovada, agora a proposta segue para sanção presidencial.


 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas