06 de abril | 2020

Governador prorroga quarentena em todo o Estado até 22 de abril

Compartilhe:

O governador de São Paulo, João Doria, decidiu prorrogar a quarentena em SP até o dia 22. Os médicos e cientistas envolvidos nas discussões sobre a prorrogação da quarentena no estado e na capital de São Paulo recomendaram a ele a prorrogação da quarentena por um período de mais 15 dias.

A medida vale para todos os municípios do Estado. Portanto, Olímpia está de quarentena por mais 15 dias a partir do dia 8 e até dia 22 de abril. E o governador autorizou a Polícia Militar a intensificar a fiscalização para evitar a aglomeração de pessoas. Num primeiro momento orientando e, depois, até prendendo em flagrante, já que atentar contra a Saúde Pública é crime previsto no Código Penal.

O prefeito Fernando Cunha no início da tarde da segunda-feira, 06, sobre o decreto do governador, afirmou que estava reunido com sua equpe de crise interpretando decreto governador para regulamentar em Olimpia. Ele acreditava, naquele momento que até no final daquele dia teria condições de explicar as medidas que iria tomar diante da medida tomada pelo governador.

Alguns especialistas chegaram a sugerir ao governador que a quarentena fosse renovada por mais 30 dias – neste caso, ela só terminaria no fim de abril. Mas a opinião que prevaleceu foi a de mais uma quinzena de isolamento social.

"Para tentar conter o avanço dos casos, que já está lotando hospitais – somente no Hospital das Clínicas da FMUSP são 220 pacientes suspeitos ou confirmados, dos quais 110 internados em UTI -, o Governo do Estado determinou a prorrogação da quarentena por mais 15 dias em todo o Estado de São Paulo. Assim, a recomendação é que as pessoas fiquem em casa", diz nota do governo.

Conforme projeção do Instituto Butantan, centro de pesquisas biomédicas vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, a prorrogação da quarentena pode evitar 166 mil óbitos no Estado, além de 630 mil hospitalizações e 168 mil internações em leitos de terapia intensiva.

A quarentena começou em São Paulo no dia 24 de março e teria validade até esta terça-feira, 7, mas foi prorrogada até o dia 22 deste mês. O anúncio foi feito em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes e participaram diversos médicos, entre eles David Uip, chefe do Centro de Contingência do Coivd-19, que estava afastado por ter sido infectado pelo vírus.

O decreto do Estado de São Paulo determinou o fechamento do comércio e de serviços não essenciais, o que inclui bares, restaurantes e cafés, que só podem funcionar com serviços de delivery. Já os considerados essenciais, como farmácias e supermercados, podem abrir as portas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas