29 de setembro | 2021

Gripário encerra atividades nesta quinta (30) após redução de pacientes

Compartilhe:

 

Inaugurado em 1º de agosto de 2020, o Serviço de Referência em Síndrome Gripal de Olímpia, conhecido como Gripário, realizará o seu último atendimento nesta quinta-feira (30). O serviço será encerrado devido à redução na demanda de pacientes.

Após 15 meses de funcionamento, de acordo com um levantamento realizado pela secretaria de Saúde, a unidade realizou mais de 20 mil atendimentos, e dentro deste quantitativo foram feitas mais de 10 mil coletas de Swab (exame do cotonete) e aproximadamente 3 mil testes rápidos para diagnóstico de Covid.

O balanço demonstra também que o mês de março de 2021 foi o mais intenso em número de atendimentos, com 2.543 pessoas atendidas na unidade, uma média diária de 85 pacientes, sendo em 15 de março o dia com maior fluxo, 140 pessoas.

De acordo com a Saúde, a comparação entre setembro e agosto aponta uma redução de 62,93% nos atendimentos do Gripário, com 270 atendimentos, sendo o mês com o menor número de pessoas na unidade. Já as coletas de Swab diminuíram 58,29% e os testes rápidos caíram 95% em relação ao último mês.

Com o encerramento do Gripário, os pacientes que necessitarem de atendimento médico deverão procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona 24 horas, todos os dias. De acordo com a secretária de Saúde, Maria Cláudia Lemos de Toledo, o fechamento da unidade representa o encerramento de um ciclo de trabalho na luta contra a Covid-19.

“Durante mais de um ano nossos profissionais estão arduamente trabalhando no combate à pandemia e sabemos o quanto o Gripário foi fundamental para a população olimpiense e de moradores da região que procuraram atendimento. Neste período oferecemos um tratamento humanizado e voltado ao bem-estar de cada um. Agora, com a diminuição dos casos, começaremos a atender na UPA que está adequada a receber pacientes e continuar o trabalho de excelência”, explica a secretária.

CENTRO ESPECIALIZADO EM SAÚDE DA MULHER

Por determinação do prefeito Fernando Cunha, a partir do dia 01 outubro, o espaço em que funcionava o Gripário receberá as adequações necessárias para a instalação do Centro Especializado em Saúde da Mulher, ainda neste ano. O local será preparado para proporcionar às mulheres olimpienses um ambiente acolhedor e com a garantia de atendimento diferenciado e qualificado.

O objetivo é que as Unidades de Saúde do município encaminhem as mulheres para exames de ultrassonografia e outros de média complexidade, como colposcopia. Também serão ofertadas a realização de procedimentos como biópsias, eletrocauterização, inserção de DIU hormonal, fisioterapia uroginecológica e acupuntura, além de consultas em uroginecologia e acompanhamento da mulher no climatério e menopausa. A unidade também será referência de aleitamento materno, em parceria com bancos de leite, para doações. O espaço também vai atender mulheres vítimas de violência sexual, em parceria com o CTA, CAPS e CREAS.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas