17 de maio | 2009

Grupo de Capoeira olimpiense participa de encontro na Argentina

Compartilhe:

O Grupo Guerreiros de Aruanda, da cidade de Olímpia, que anualmente se apresenta no Festival do Folclore (Fefol) com as danças folclóricas Capoeira e Maculelê, participou de encontro de capoeira realizado na cidade de Puerto Iguazu, na Argentina. Os capoeiristas olimpienses levaram para a região da tríplice fronteira a capoeira regional praticada no município, num evento que permitiu a troca de experiências e vivências com os representantes de outros países presentes no encontro.

José Roberto Pimenta, batizado mestre Zé Kokão, mostrou uma capoeira com seus métodos típicos, em especial o acompanhamento do berimbau, porém com técnicas mais direcionadas ao esporte, cuja categoria já está inserida nas competições oficiais dos Jogos Regionais e Abertos do Interior.

Essa prática tem em sua base os mesmos elementos e símbolos, porém se diferencia dos fundamentos da capoeira tradicional, trazida da Bahia e originária de uma cultura de resistência dos brasileiros negros escravizados, conhecida como capoeira Angola.A tradição do gingado, da dança e da música, é base e referencial dos capoeiristas. Impossível não se lembrar de Mestre Pastinha que foi um dos principais representantes desta vertente da capoeira de Angola. Gênero bastante difundido no Brasil e no Exterior, bem como mostrado pelo cinema documentário e estudado em teses acadêmicas.

Por outro lado, inúmeros encontros estão agendados para este ano nas cidades de Jales, Bebedouro e Monte Alto, onde acontecerão os encontros regionais. O grupo ainda representará Olímpia, em junho no Mato Grosso do Sul, julho em Americana, setembro no Paraná, outubro em Rondônia, novembro em Bebedouro e Monte Alto e dezembro o encerramento das atividades da capoeira em 2009, o brasileirão que reúne praticantes da maioria dos estados e alguns países convidados.

Faz parte das atividades dos encontros regionais a parte cultural, o batizado e o campeonato. O objetivo, segundo Zé Kokão é estimular a competição da capoeira regional, o esporte e o malabarismo.

Estão planejados projetos de intercâmbio com outros municípios que também realizam estes projetos sociais, como Jales, Bebedouro, Monte Alto e Olímpia. Também serão criadas oficinas de confecção de berimbau, caxixi, maculelê e puxado de rede. Como já é tradicional, para este ano já está confirmado o batizado, normalmente programado na tarde do segundo sábado do 45.º Festival do Folclore (Fefol).

Delegação
A delegação brasileira que integrou ogrupo Guerreiros de Aruanda, contou ainda com a participação do mestre Metralha, organizador dos eventos regionais no Brasil e responsável pela organização do encontro na Argentina.
Metralha é o presidente do grupo com representação em vários países. Zé Kokão é diretor regional, Josiane Guilherme Barbosa, Naiara Roberta Pimenta, instrutoras, o mestre Will, de Bebedouro (SP), e Leandra, instrutora também de Bebedouro.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas