29 de setembro | 2008

Grupos de Olímpia participam do XII Revelando São Paulo

Compartilhe:



O Terno de Congada Chapéu de Fitas representou a cidade de Olímpia no encerramento do XII Festival da Cultura Paulista Tradicional – Revelando São Paulo 2008, mostra da cultura regional montada no Parque da Água Branca, em São Paulo. O evento aconteceu no domingo, dia 21, na capital paulista. Já o grupo Anástasi se apresentou na abertura do evento que, de acordo com o jornalista Antônio José Scarpinetti, contou com a participação de 215 municípios.

O grupo de congada olimpiense, comandado pelos capitães José Ferreira e João Ferreira, integrou o grande cortejo de congos e moçambiques que se deslocou desde a Esplanada no Memorial da América Latina, em meio ao frio e a chuva fina da manhã, em direção às apresentações no palco da X Congada Paulista.

O encontro reuniu 40 grupos desses folguedos, levando a pluralidade das expressões das culturas tradicionais em três grandes cortejos que invadiram as ruas de São Paulo, acompanhados de romarias e carros de bois.

A participação do Terno de Congada Chapéu de Fitas foi envolvente, na opinião de muitas pessoas que acompanharam as apresentações de palco no último dia, que reuniu um público estimado em mais de 200 mil pessoas, segundo a organização. Uma professora paulistana de arte de uma escola de ensino fundamental, por exemplo, que acompanhou o cortejo, disse que o grupo olimpiense mostra originalidade e a tradição do folguedo de uma maneira toda especial, "que toca no fundo da alma." E que produz um sentimento apaixonante, do qual ela não encontra explicação palpável. 

O garoto Jônatas, neto do capitão José Ferreira, foi mais uma vez homenageado no palco depois de apresentado ao público pelo diretor artístico da Abaçai Cultura e Arte, organizadora do evento, Toninho Macedo. A imagem do menino ilustrou o cartaz do evento realizado no ano passado e compôs a capa do vídeo lançado durante o Revelando 2008.

Também o grupo de projeção folclórica de Olímpia, Anástasi, surgido na comunidade católica da igreja Nossa Senhora Aparecida, apoiado no acordeom pelo mestre de folia de reis, Natal Viáro, se apresentou na abertura do Festival da Amizade, que abriu a semana da cultura de paz como parte do Revelando, no sábado, dia 13. Uma experiência importante e necessária ao jovem grupo olimpiense.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas