20 de maio | 2012

Helena Pereira não descarta “chapa pura” para disputar Prefeitura

Compartilhe:

generated by an Adobe application
12.00

Pelo que se depreende do discurso feito ao lançar sua pré-candidatura a prefeita de Olímpia, a ex-provedora da Santa Casa de Olímpia, advogada Helena de Souza Pereira (foto), não descartou a possibilidade de uma “chapa pura” do PMN (Partido da Mobilização Nacional), para disputar a Prefeitura Municipal na eleição que será realizada no dia 7 de outubro deste ano. “Após ouvir minha família, meu partido em recente reunião na capital paulista, e o chamado de muitos amigos e cidadãos, decidi oficializar o meu nome”, explicou.

Inclusive, ao confirmar a intenção de se candidatar, ela já anunciou o nome do frei Flaerdi Valvassori, que atualmente responde pela Ordem Franciscana em São José do Rio Preto, para ser seu vice. “Ele aceitou ser o meu vice. Vamos à luta. Estamos lançando nossa pré-candidatura”, comentou. Ambos são filiados ao PMN e Helena até brincou: “O número da idade de Cristo, 33”.

Helena Pereira oficializou sua pré-candidatura no início da tarde da quarta-feira desta semana, dia 16, durante entrevista que concedeu ao programa Cidade Aberta, da rádio Menina AM.

A possibilidade de lançar uma “chapa pura” aparece quando defende mais de uma candidatura de oposição ao atual prefeito Eugênio José Zuliani. “Vou muito pela democracia. Se tiverem 10 pessoas que quiserem lançar suas candidaturas não cabe a nós proibir ou ficar criando impasses porque a democracia é isso. Se a pessoa quer sair, se tem a vontade, acredito no bom senso da população”, afirmou.

Mesmo assim não descarta a possibilidade de uma coligação única. “Mas é possível que a gente converse com os outros pré-candidatos. Tenho meu vice, mas estamos dispostos a continuar conversando e a gente vai continuar caminhando juntos. Os três da oposição que já pronunciaram abertamente estão empenhados em fazer uma Olímpia melhor porque há condições para isso. Mas eu quero fazer algo pelo bem da minha cidade porque Olímpia merece uma administração modelo e tem condições para tanto”, comentou.

Mas Helena lembra que eram três candidatos a prefeito em 2008 e foi uma disputa acirrada, principalmente durante a contagem de votos, demonstrando que o poder econômico nem sempre garante votos em abundância para definir o nome de quem será o eleito.

“Quero que a população pense bem a esse respeito porque não é o dinheiro que decide uma eleição. O que elege um candidato não é o dinheiro é o voto. Mas hoje a população está mais esperta. A gente já sofreu muito e aos poucos a gente vai aprendendo. Só não aprende quem é muito bobo”, diz.

PESQUISA CIENTÍFICA

Até por isso Helena sugeriu logo na primeira reunião com os demais pré-candidatos a prefeito, como condição de continuar participando do grupo, segundo contou, que o nome do candidato seja escolhido através de uma pesquisa de opinião pública séria que tenha fundamento científico.

Mas mesmo assim, entende que a escolha de um nome de consenso, conforme sempre é apregoado por vários segmentos, inclusive da imprensa, deve passar pela avaliação dos nomes propostos.

Helena Pereira entende que nem sempre quem aparece na liderança tem potencial para vencer uma eleição e que às vezes o nome que aparece por último pode ter mais condições de crescer no meio do eleitorado, ou seja, apresenta menor índice de rejeição. “Só espero que não ajam com estrelismos”, comentou. “A população tem que ser consultada para saber o que ela quer”, assevera.

Durante sua participação no rádio, Helena comentou sobre os problemas que atingem o setor da saúde pública no município, principalmente para a população obter atendimento médico, seja na Santa Casa, seja em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ou mesmo para conseguir medicamentos ou mesmo exames médicos. Ela até aceita a explicação de que a situação é ruim em todo o País, mas entende que há localidades onde a situação é de boa para melhor. “Temos que nos espelhar nos lugares onde está bom”, afirmou.

Mas ela comentou também os problemas que atingem a área da segurança pública, inclusive lembrando que o delegado João Brocanello Neto tem cobrado a instalação de câmeras de segurança na cidade para ajudar a controlar os problemas da crimina­lidade que tem aumentado significativamente.

Além de comentar sua passagem pela provedoria da Santa Casa, quando além de recuperar a “saúde” financeira da instituição, levou o hospital a ser classificado entre os melhores do Estado de São Paulo, Helena falou também do trabalho que realizou ao lado de seu irmão Hélio de Sousa Pereira, à frente do Abrigo São José. “Até começaram a chamar de hotel cinco estrelas”, brincou.

Já quando questionada sobre a participação da cidadã benemérita Eunice Carvalho Diniz que muito a ajudou na direção da Santa Casa, Helena garantiu que se trata apenas de uma amiga e conse­lheira, mas não finan­cia­dora de campanha.

“Dona Eunice está me apoiando como amiga e conselheira que ela é. Acho que você não tem que ficar jogando dinheiro na política a não ser para sua campanha correta e honesta”, finalizou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas