26 de setembro | 2016

Hilário fala em reduzir cargos comissionados e as secretarias

Compartilhe:

SE QUISER OUVIR, CLIQUE AQUI E OUÇA!

Além dos problemas da saúde, que pretende reorganizar para funcionar melhor, e a educação, que entende devam ser combatidos, o candidato a prefeito da coligação Honestamente, a verdadeira mudança, Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, pretende reduzir o número de secretarias municipais e os cargos comissionados. Por isso, fala que nos primeiros 100 dias de seu governo ele pretende diagnosticar os problemas, inclusive vendo quais secretarias podem ser unificadas ou mesmo extintas.

FR.: Quais são os principais problemas que Olímpia enfrenta atualmente?

HR.: O município de Olímpia, uma cidade que ganhou um ícone de Estância Turística agora, com grandes investimentos na área do Turismo sendo realizado. Mas nós ainda temos grandes desafios, nesse seguimento especificamente do turismo, organizar o setor de maneira…, certamente para trazermos mais atrativos turísticos, para o município, ocorrer na realidade um boom meio desse, com conseqüência vir ai trazer desemprego problemas no seguimento e esse é um desafio de uma parceria pública privada, algo que é mais que necessário, e Olímpia tem que investir muito mais, melhorar a qualidade de vida, com atrativos turísticos que possam realmente despertar cada vez mais o número de turistas que vem para o nosso município.

Só que por outro lado, infelizmente deixou de incentivar, de debater e de criar a possibilidade tanto de ampliação de empresas como de instalação de novas empresas no município, e ai, um local e algo ao meu ver que vem trazendo muito prejuízo inclusive para o comércio, porque só o comércio se desenvolve, se o município tem emprego e renda, então nos temos que atacar esse setor, que eu vejo ao meu ver, um setor que esta desestimulado, através de criação de um novo parque industrial que de condições e que seja algo que venha atrair investimentos e novas empresas e de ampliação de empresas, esse atual modelo, podemos ver que novo parque industrial 3, infelizmente não tenha 20% de sua capacidade ocupada, isso porque o projeto não funcionou, então temos que rever tudo isso, temos que gerar empregos e renda, fazendo parcerias inclusive com SEBRAE, capacitar o cidadão pro mercado de trabalho. Então, esse eu vejo como um grande desafio, além de reorganizar o município, nós precisamos reorganizar a cidade, usar o dinheiro com honestidade, colocar pessoas capacitadas a frente das secretarias e comprometidas com desenvolvimento e qualidade de vida.

FR.: Qual a proposta do candidato para resolver a questão da saúde?

HR.:  Na saúde nós temos que também reorganizar, nós temos, principalmente a saúde de ponta através da Saúde da Família, nós temos que ampliar pra mais regiões da cidade. As UBS´s do município na verdade tem que funcionar melhor nós temos que ter mais especialidades médicas. Não dá para nós termos ainda, médicos que solicitam exames e a demora que possa ocorrer nos dias de hoje. Existe dificuldade para poder fazer o diagnóstico para com as pessoas que buscam a saúde pública hoje. Quando você não resolve os problemas nas UBS´s, você causa outros problemas, que é no caso da nossa UPA. Quando você não resolve o problema na ponta, todo mundo acaba se deslocando e buscando atendimento na UPA e isso acaba causando um aglomerado de pessoas por conta de não funcionar as UBS´s de forma adequada. A frota de veículos do município nós temos que investir fortemente em ambulâncias, em veículos para transportes de pacientes, nós não podemos nos enganar porque a saúde pública seja tratada de forma regional. Então nós temos que equipar o cidadão que busca, o paciente que busca atendimento no Hospital do Câncer ou com a necessidade de fazer hemodiálise fora de Olímpia. Ou procedimentos fora da cidade, tem que ser tratado de forma respeitosa. Nós temos que investir nisso, não tem como alguns procedimentos, nós trazermos para a cidade porque isso já faz parte do modelo de saúde que é regiona­lizado, então o que nós temos que fazer é investir nisso, ampliarmos a parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Olímpia pra fazer com que o Estado a União e o Município seja ainda mais forte naquela instituição. É inadmissível você ter um uma UTI pronta e ela não estar funcionando. Nós temos que nos empenhar, se dedicar e sermos parceiros da Santa Casa de Olímpia, usar da nossa relação política pra trazer emendas pro município pra que estabeleça programas do estado, nós já tivemos o Pró Santa Casa 1, e o Pró Santa Casa 2, tem que ser criado alternativas pra suprir esse déficit da Santa Casa e que realmente se um atendimento huma­ni­zado, então esses são alguns desafios na saúde e que estamos preparados para enfrentá-los, vamos montar uma boa equipe, vamos motivar os servidores da saúde em conseqüência o atendimento será huma­ni­zado e melhor pra todos. É isso que nós queremos para a saúde, e é isso que vamos fazer.

FR.:Como fazer para tornar Olímpia uma verdadeira Estância Turística?

HR:  Brevemente já tratei desse assunto, mas vou voltar nele. O Turismo, ele tem que ser algo a mais no município, ele veio fortemente pra cidade. Nós temos que tirar divisas nisso, para quem vive na cidade possa ter uma qualidade de vida melhor. Turismo tem que ser algo que venha melhorar a vida do cidadão de Olímpia, com geração de empregos e renda, mas que também possa trazer divisas e que essas divisas o poder público possa se beneficiar delas para a gente melhorar o serviço público nas outras áreas. Sem dúvida nenhuma, nós temos grandes investimentos na área do turismo, temos que ter a parceria público privada como eu disse, para ampliar o entretenimento, se não em breve nós teremos na cidade aqui 20 mil, 30 mil turistas sem ter onde ir e isso nós podemos fazer uma inte­gração entre outras secretarias inclusive de esporte cultura e lazer, nós temos que desenvolver atividades no município, nós temos que ter as praças mais bem cuidadas, temos que ter atrativos. Nosso museu está quase deteriorando, daqui a pouco pode até ocorrer um incidente por falta de zelo e cuidado com o museu. Temos que usar o recinto do fol­­clore como atrativo e alternativa também, para que não só os turistas, mas o olimpiense também de ir até as praças, os locais, os pontos culturais. Nós precisamos motivar, nós precisamos interagir entre mais secretarias, pensar o turismo como algo que possa a cima de tudo, nós olim­­pienses tirar vários proveitos dis­so, pra melhorar a qualidade de vida pra quem mora na nossa cidade.

FR.: Como evitar o boom imobiliário, já que já se nota por todos os cantos da cidade, centenas de placas em imóveis que foram construí­dos para o turismo, com inscrições de vende-se ou aluga-se?

HR: Nós temos que fazer desse meio turístico algo que nós podemos incentivar investimentos em todos os setores, oferecer mais oportunidade e atrativos para quem venha visitar Olímpia possa despertar a intenção de voltar novamente. O turista não pode chegar aqui e ter um serviço público ruim, não ter local onde ir, não ter segurança pública. Nós temos que investir em todas as áreas para que o turista se sinta bem, mas que também esse turista que vem para o município venha gastar na cidade, que possa ir até o comércio, nós temos que discutir um novo formato para que o turista possa interagir com a cidade, você ganhar na verdade a confiabilidade daquele turista que vem e gosta da cidade, e que pode voltar novamente, trazer aqui divisas e recursos para a geração de emprego para  que possamos aproveitar isso e fazer nossa cidade, uma cidade de um futuro melhor para todos nós.

FR.: Como o candidato avalia os valores venais dos imóveis de Olímpia que em muitos casos, estão acima do valor de mercado?

HR.: O grande erro na administração no qual eu como vereador votei contra essa revisão do valor venal, trouxe um impacto muito negativo para a nossa cidade, numerou muito para quem vive aqui, para quem quer investir para qualquer transação imobiliária, viabi­li­zou muito, nos vamos rever o valor venal, nós vamos abaixar o valor venal, alguns casos ate o valor venal está, sendo cobrado acima do valor real, eu não vou montar comissão eu vou determinar que realmente reveja tudo isso e que possa realmente ter um valor por adequar e com capacidade, para as pessoas poderem pagar, infelizmente a lei já prevê um aumento para o ano que vem dos terrenos que não foram construídos nenhum imóvel, vai sofre um aumento de 50%, isso já está previsto na lei, nós não podemos seguir dessa forma com esses aumentos abusivos, com tanta imposição e cobrança de impostos da maneira que está. Vamos criar um programa de recuperação de tributos deso­ne­rando juros, e a multa e viando con­dições para aqueles que estão ina­dimplentes possam pagar, possam saudar a sua divida tenho a certeza que o povo de Olímpia é um povo que gosta de cumprir com suas obrigações. Mas nós temos que criar condições para isso, nós vamos fazer, e vamos criar essa condição, para a pessoa ficar adimplente, ficar em dia para com o município, esse é o compromisso que eu tenho e que farei certamente.

FR.: O que fazer para gerar mais postos de trabalho?

HR.: Investir fortemente nas parecerias com empresas que fazem capacitação de mão de obras, e ter atrativo, um parque industrial, que possa atrair as empresas, não tem compromisso e nem rabo preso com ninguém, com seguimento nenhum, a minha campanha é uma campanha limpa, é uma campanha descomprometida, nós vamos ter secretários profissionais dentro da administração, que se identifiquem com as áreas, e tem capacidade, na geração de empregos, também iremos abrir concursos públicos, fazer de forma transparente gerando oportunidades no setor publico, e investir fortemente gerando oportunidades não só pra quem mora em Olímpia, mas para quem está nos distritos de Baguaçu e Ribeiro do Santos, talvez o local mais adequado seja um parque industrial nas proximidades da rodovia Assis Chateaubriand onde a acessibilidade quanto pra moradores de Olímpia como Baguaçu e Ribeiro dos Santos seria melhor, e a gente estimularia na verdade a contratação de pessoas que vivem no nosso município.

FR.: Olímpia, atualmente possui aproximadamente 100 cargos comissionados. O candidato pretende contratar qual percen­tual deste número? E vai ter algum critério de seleção, ou serão preenchidos por apoia­dores de campanha?

HR.: Temos que enxugar isso. É mais que necessário. Nosso compromisso é de diminuir esse número de cargos comissionados, fazer um reestudo, temos que reorganizar o quadro de funcionários. Hoje temos secretárias desnecessárias e precisamos fazer fusões de secretárias, diminuir esse status, hoje Olímpia vive de status, hoje a maioria dos secretários possuem carros semi novo ou zero, infelizmente nós temos que rever isso tudo não dá para secretários andarem de carro zero enquanto nos temos a necessidade de ambulâncias em investir em setores com prioridades, então esse status nós temos que mudar de foco, nos precisamos realmente de responsabilidade e honestidade com dinheiro  publico, estabelecer prioridades na administração.

FR.: O que o candidato pretende fazer em seus primeiros 100 dias de governo? E no primeiro ano?

HR.: Nos primeiros 100 dias  de governo vou reorganizar a casa, sentar com a nova equipe de trabalho, debater com a sociedade, criar os conselhos regionais e distritais de participação popular, dialogar, vamos diagnosticas os problemas de todos os bairros, estabelecer prioridades e já no inicio começar implantar e fazer uma cidade diferente, uma cidade onde o povo possa ter autoestima, os servidores públicos terem autoestima. Vamos já no primeiro momento discutir o aumento do servidor publico com sindicato de forma transparente, vamos envolver o sindicato, as entidades do município, as parcerias com as creches, que nós temos, temos que ampliar. Existe disposição dessas creches. Ampliar o atendimento. Porque não buscar essa alternativa com período integral inclusive? Então, vamos dialogar e buscar um caminho melhor para todos nós que vivemos aqui em Olímpia.

O primeiro ano, na sequencia já executar investimento, inclusive discutindo com a Câmara Municipal, tendo um trabalho harmônico com a Câmara Municipal, rever a legislação, rever a questão tributária adequando de forma coerente essa cobrança. No primeiro ano será certamente discutido o plano plurianual e vamos implantar a meta para os próximos 4 anos. A questão das propostas que nós queremos inovar, temos que mudar os rumos da cidade, temos que ter um rumo realmente que possa atender aos anseios e a vontade da mudança. O povo quer mudança. O povo quer um governo diferente, transparente, aberto e comprometido pelo interesse do desenvolvimento sustentável. A cidade tem que crescer de forma ordenada.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas