13 de julho | 2008

Homem de 33 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica

Compartilhe:

 

Embora sem uma manifestação oficial do órgão responsável, que é a Secretaria Municipal de Saúde, pelo menos diante do que foi informado na manhã da quinta-feira, dia 10, médicos estão investigando a causa da morte do corretor Júlio César Coelho Rodrigues, conhecido por Galinho, de 33 anos, que residia no Jardim Paulista, zona leste da cidade de Olímpia, possivelmente vítima de dengue hemorrágica.

Consta que faleceu na madrugada da quinta-feira, dia nove, por volta das três horas, na Santa Casa de Olímpia e segundo informações que teriam partido de familiares, desde a semana anterior Galinho estaria sob tratamento contra a dengue e teria o estado piorado na madrugada da quinta-feira.

Galinho teria se sentido mal em sua casa e foi para o hospital, onde foi atendido pelo médico Nelson Odair Gianotto. Galinho foi sepultado no Cemitério Municipal São José na tarde da quinta-feira, por volta das 17 horas.

"Ele foi internado ontem. Ele começou a passar muito mal e levamos duas da tarde e internamos ele. Ai ele foi para a UTI e o entubaram porque já estava com falta de ar, não conseguia respirar mais. Aí o médico falou que o caso dele era muito grave e quando foi às duas da madrugada o médico ligou e falou que ele tinha falecido. Ele andava pra tudo quanto é banda, era corretor e mexia com gado", diz Marcos Robero Coelho Rodrigues, "Capivara", irmão de Galinho.

Embora haja suspeita de ser dengue hemorrágica, as informações davam conta de que o médico Fábio Martinez estava providenciando exames para apurar a causa da morte. Na Santa Casa, porém, segundo informações divulgadas, a causa da morte seria pneumonia.

Segundo uma das emissoras de rádio da cidade, de acordo com uma funcionária da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Janaina Simões, a causa da morte teria sido mesmo pneumonia e que o médico Nelson Gianotto, responsável pelo caso, ainda faria um laudo definitivo.

Médico

Entretanto, mesmo que descartando inicialmente a possibilidade de ser um caso de dengue hemorrágica, Nelson Gianotto não descarta que a origem das infecções generalizadas e pneumonia que Galinho teve, causando sua morte, possa ter sido realmente dengue hemorrágica. Segundo ele, Galinho teve uma septicemia (infecção generalizada). Mas para um resultado definitivo terá que aguardar por uma avaliação do SVO (Serviço de Verificação de Óbito).

"Com dor no corpo, moleza, febre, mal estar e cefaléia, que são sintomas também da dengue. Por isso a gente tem essa suspeita. Como pode ser também outro tipo de infecção. O indício que nós estamos usando é pulmão de choque. Na dengue hemorrágica isso pode acontecer, mas não posso afirmar que seja dengue hemorrágica. É uma das hipóteses diagnósticas de causa base", diz Gianotto.

Lado oficial

À reportagem da TV Tem de São José do Rio Preto, a coordenadora da Secretária Municipal de Saúde, Josielem Aparecida de Amorim, explicou que a enfermeira do setor de vigilância epidemiológica havia feito contato com a Santa Casa de Olímpia, para obter as informações necessárias para a notificação do caso.

"A enfermeira da vigilância epidemiológica entrou em contato com a enfermeira da Santa Casa, obteve algumas informações sobre o caso, inclusive, também em contato com o médico, mas nada é conclusivo sobre o caso. Vem notificar o caso e ai a vigilância vai tomar as devidas providências para a investigação do caso", diz Josielem Aparecida de Amorim, coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas