16 de dezembro | 2007

IBGE mostra que casamentos estão diminuindo em Olímpia

Compartilhe:

 

Ao contrário do que se verifica em relação ao resultado geral do país, a estatística do Registro Civil 2006, divulgada no dia seis de dezembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que a cada ano que passa o olimpiense está casando menos.

Em 2006, segundo o levantamento, foram 221 uniões formais contra 232 em 2005, o que representa uma queda de 4,7%, seguindo uma tendência verificada na comparação com o ano de 2004, quando 252 casamentos foram realizados.

Os dados que constam da estatística divulgada, de acordo com os técnicos do IBGE, seguem irrestritamente as informações obtidas anualmente junto ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais.

Fica claro que o resultado da pesquisa nacional mostra que o número de casamentos entre a população brasileira continuou em trajetória de expansão em 2006, o município de Olímpia, pelo contrário, segue tendência de queda.

Aliás, a tendência de queda na quantidade de casamentos, se avaliada pelo resultado mostrado para a cidade de São José do Rio Preto, parece ser comum na região. Os rio-pretenses também segundo o IBGE, casaram 3,3% menos em 2006 em relação ao ano de 2005.

Somente para se ter uma idéia, em 2006 o total de casamentos no Brasil foi de 889.828, número 6,5% maior do que o apurado no ano de 2005.

Porém, segundo o documento de divulgação da pesquisa, o aumento dos casamentos pode estar relacionado à legalização de uniões consensuais.

Além disso, os pesquisadores atribuem a expansão também à realização de casamentos coletivos, que têm o atrativo da redução de custos.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas