26 de abril | 2012

Ifolha passa por remodelação e entra no ar em fase de ajustes

Compartilhe:

A editoria da Folha da Região e do iFOLHA resolveu colocar no ar o novo site do jornal na madrugada de terça-feira, 24 de abril de 2012, mesmo ainda em fase de ajustes, deixando de lado o antigo sistema que estava em atividade desde 2006, embora a Folha da Região já esteja na internet desde 1997. Embora ainda em fase de reajustes, o canal de notícias de Olímpia e região já voltou ao ar.

O novo site foi escrito pelo webdesigner Silvio Ferreira de Souza, da Infinity Web Sites, levando em consideração a proposta do editor da Folha e do iFolha, jornalista José Antônio Arantes, de levar o aspecto do jornal impresso para a internet.

“A proposta foi a de dar ao jornal na internet uma cara parecida com a da Folha da Região, que em 32 anos de existência conquistou a confiança da população regional, fazendo jornalismo sério e sem ligação com nenhum grupo político, sempre noticiando tudo o que acontece, sem omitir ou defender ninguém”, afirmou o jornalista.

“A gente (Arantes e Silvio) foi amadurecendo a ideia com vagar – continua Arantes – para atender as exigências do mercado atual, mas mantendo os padrões jornalísticos que deram a credibilidade ao jornal impresso. No site novo, além de apresentarmos um visual mais limpo, com mais fotos, também estamos abrindo espaço para que o internauta possa fazer seus comentários”.

O jornalista explicou que o site ainda não está 100% em funcionamento. “Acreditamos que deva levar ainda mais alguns dias para deixar tudo nos conformes. Após esta fase de adaptação e reestruturação, iniciaremos a fase de comercialização de espaços e de oferecimento de serviços aos nossos clientes para viabilizar o site. Neste aspecto também teremos novidades com um “mix” de produtos para atender as novas exigências do mercado”, explicou.

Arantes, sobre a disposição do site, salienta que além das manchetes no início da página de abertura, o internauta terá nos módulos “Notícias” e “Últimas Notícias”, nesta ordem, os títulos com links das últimas 40 notícias que foram inseridas no site. “Mas o internauta pode também acessar pelo Menu, no canto esquerdo da página, o setor de sua preferência onde terá também as últimas notícias que foram adicionadas, por exemplo, Polícia, Política, Geral, Esportes, etc”, afirma.
O jornalista sobre este Menu, complementa que ele  foi dividido em quatro setores principais: o de notícias propriamente dito, Entretenimento, Opinião e Radio/TV. “Nós estamos recuperando este último, que existe no banco de dados, com mais de oitenta filmes que foram produzidos ao longo dos últimos anos de reportagens em geral e também de compactos de jogos e matérias do Olímpia FC do período entre 2007 e 2009 e também dezenas de programas de rádio que foram produzidos para ficarem na internet.

O INÍCIO
A Folha da Região começou sua trajetória na rede mundial de computadores em abril de 1997 e foi criada, inicialmente, pelo médico José Carlos Ferraz, quando este montou o primeiro provedor de internet no município. Inicialmente funcionava como uma página separada do olimpianet. Não tinha endereço próprio.

Com a venda do provedor olimpianet para uma empresa de Barretos, a Folha ficou fora do ar por alguns meses para voltar, aí sim, com seu próprio endereço na internet: www.ifolha.temmais.com, com programa elaborado pelos webdesigners Guilherme Pama e Cleber Rodrigo Augustinho.

No ano de 2006, o iFolha acabou sendo atacado por hackers, que destruíram seu programa fonte, causando prejuízos para a empresa que foi obrigada a pagar para que outro programa fosse reescrito para poder voltar à rede mundial de computadores.

Em 9 de outubro de 2006 é que o site conseguiu ser reescrito pelo publicitário Guilherme Pama e voltou a funcionar na internet, onde está até hoje, já chegando aos 15 anos na rede mundial de computadores.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas