23 de agosto | 2021

Inauguração do monumento da Deusa Nikki celebra irmanação entre Olímpia do Brasil e Olympia da Grécia

Compartilhe:

 

O prefeito da cidade de Olympia, na Grécia, assistiu à solenidade de Olímpia no Brasil pelos canais da prefeitura.


A Estância Turística de Olímpia se tornou cidade coirmã da Olympia Antiga, da Grécia, em 2019, e para celebrar o feito, fortalecendo os laços culturais e fraternos entre as nações, o município foi pioneiro ao edificar um monumento de homenagem, entregue oficialmente, na manhã desse domingo (22).

Em cerimônia a céu aberto, foi inaugurada a estátua da Deusa Nikki, conhecida como Deusa Vitória, cuja obra original se encontra no Museu Arqueológico da cidade grega e sua imagem é cunhada, desde 2004, nas medalhas das Olimpíadas.

O monumento contemporâneo com cerca de 8 metros de altura foi implantado em uma rotatória da Avenida Benatti, no Vale do Turismo, onde também foi construída uma praça com gramado e oliveiras ao redor, além de contar com outros deuses olímpicos esculpidos.

CONSUL DA GRÉCIA
PARTICIPOU PRESENCIALMENTE

O evento contou com a presença do Cônsul Geral da Grécia, Sr. Stylianos Hourmouziadis, que fez seu discurso em português e grego, uma vez que o ato foi transmitido ao vivo pelo Youtube da Prefeitura, sendo acompanhado pelas lideranças gregas.

“Com muito prazer, acompanhei o estreitamento das relações dessas duas prefeituras desde o início e parabenizo a todos por isso. Estou aqui para prestar homenagem aos amigos olimpienses que escolheram a Antiga Olympia, não só com sua amizade e fraternidade, mas também com essa estupenda cópia da sagrada estátua da deusa Nikki, a Deusa da Vitória. A Grécia fica a 10 mil quilômetros de distância, mas, hoje, está mais perto do que nunca através desse monumento. Essa maravilhosa estátua se apresenta, coroando os vencedores e que, em um mundo cada vez mais complexo, nós, olimpienses antigos e modernos, possamos ser sempre vencedores e unidos, lembrando sempre que as vitórias podem ser transitórias, por isso, parcerias como essa que celebramos hoje são tão importantes. Esta união e irmandade são um passo muito promissor”, declarou.

PREFEITO DA OLYMPIA GREGA
ENVIOU VÍDEO QUE FOI EXIBIDO NUM TELÃO

O prefeito da Olympia grega, Georgio Georgiopoulos, também se pronunciou por meio de um vídeo enviado especialmente para o ato solene. “As relações de amizade assim como a irmanação entre a Antiga Olympia e a cidade de Olímpia, do Estado de São Paulo, se fazem hoje ainda mais próximas. A decisão da Prefeitura de Olímpia em criar esse monumento que representa a famosa escultura da deusa Nikki do escultor antigo grego Peónios nos deixa repletos de orgulho e entusiasmo e simboliza a vitória que desce triunfante do céu. É o símbolo da constante evolução do homem para um futuro melhor. E esse mesmo progresso desejo que sua cidade, querido Fernando, tenha sempre, que consiga abrir novos horizontes e que vença todas as batalhas, realizando seus objetivos. Agradecemos muito o seu gesto de prestar homenagem com essa maravilhosa solenidade a nossa cidade irmã”, dizia a mensagem traduzida.

PREFEITO FALOU SOBRE O VALE DO TURISMO

Encerrando os discursos, o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, agradeceu a todos os presentes e falou sobre os projetos futuros da irmanação. “Aqui nessa região, que a gente chama de Vale do Turismo, nós tentamos identificar projetos importantes para que o nosso turismo cresça e melhore a infraestrutura da cidade como um todo. Já estamos investindo com a iniciativa privada no turismo de compras, com o Outlet, de negócios com o Centro de Convenções e fomos buscar o uso terapêutico das nossas águas, com a implantação de balneários. A nossa água é alcalina, com 9,5 de Ph, além de ser uma água vanádica, que tem condições de ser uma água terapêutica puríssima. Por isso, plantamos as raízes conceituais, através da grandiosidade intelectual do Dr. Acary, que nos levou à Grécia. Não foi por um acaso que fomos para lá. Fomos buscar onde temos as raízes básicas culturais, como o epidauro, onde as pessoas iam para se tratar e é isso que queremos trazer para nossa cidade. Estamos aqui consolidando esses laços porque amanhã eu não estarei mais aqui, mas o legado com essa praça, esse monumento que é de uma deusa muito representativa para eles e toda a estrutura e o conhecimento é permanente”, destacou o prefeito.

CORRIDA OLÍMPIA SIMBÓLICA
ACONTECEU APÓS OS DISCURSOS

Além das autoridades mencionadas, o palco contou com a presença do então Ministro das Relações Exteriores, ex-senador Aloysio Nunes Ferreira Filho, e do Dr. Acary Bulle de Oliveira, que contribuíram com o processo de irmanação; do deputado federal Geninho Zuliani; o presidente da Câmara, vereador José Roberto Pimenta (Zé Kokão); o vice-prefeito Dr. Fábio Martinez; e o secretário de Governo, Dr. Edilson de Nadai. O evento foi também prestigiado pelos vereadores Sargentos Barrera e Tarcísio, Cristina Reale, João Paulo Morelli, Hélio Lisse, os representantes da família Benatti, dos parques Thermas dos Laranjais e Hot Beach, empresários olimpienses, autoridades civis e militares, secretários municipais, imprensa regional e local e sociedade em geral.

Após os discursos oficiais, a cerimônia foi marcada por uma simbólica corrida olímpica conduzida pelo atleta olimpiense Fausto Giannecchini, ex-jogador da seleção brasileira e considerado uma lenda do basquete, que percorreu um trajeto com a tocha e acendeu a Pira Olímpica, acompanhado por atletas antigos do basquete de Olímpia e jovens dos projetos de iniciação esportiva da secretaria de Esportes. Na sequência, houve o momento especial da revelação da estátua da Deusa Nikki e o descerramento da placa oficial da obra, com um convite para que todos os presentes pudessem apreciar o espaço, sob a execução do Hino a Olímpia pelo saxofonista, Jairo Barcar, que também instrumentalizou os Hinos do Brasil e da Grécia.

RÉPLICA DA IMAGEM ORIGINAL DA GRÉCIA

O projeto edificado na Estância Turística de Olímpia, a pedido do prefeito Fernando Cunha, é uma réplica da imagem original autorizada pela municipalidade grega, que forneceu o estudo das proporções da deusa em modelo 3D, sendo a escultura executada pelo conceituado artista plástico, Romildo Cardozo. O projeto arquitetônico do espaço foi elaborado pelo arquiteto da secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Sérgio Oliveira da Silva Carvalho, com supervisão do secretário da pasta, Leandro Gallina.

A iniciativa também atende à Declaração da Irmanação, assinada em 10 de junho de 2019, na qual Olímpia se compromete a difundir e fomentar os ideais olímpicos de amizade, paz e fraternidade entre as nações, levando esse conhecimento aos moradores e também aos cerca de 3 milhões de turistas que visitam a cidade todos os anos. Todas as informações sobre o monumento podem ser acessadas pelos visitantes via QR Code, disponível na placa instalada na praça e disponível no link https://bit.ly/MonumentoGrécia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas