02 de maio | 2021

Indústria e campo garantem o saldo positivo de 96 empregos em março

Compartilhe:

DADOS DO CAGED!
Serviços, comércio e construção, os mais
prejudicados na crise, tiveram saldos
negativos. Olímpia, atualmente,
tem apenas 15.279 trabalhadores
com carteira assinada, 27,71%
de sua população.

 

Embora os dados do CA­GED de março mostrem que a economia do município sentiu no ano passado e está sentindo em 2021 a crise pro­vocada pela pandemia da Co­vid-19, principalmente nos se­tores de serviço, comércio e turismo, Olímpia fechou o primeiro trimestre de 2021 com saldo positivo na geração de em­pregos com carteira assinada.

De acordo com o levantamento do Novo CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, cujo relatório de março foi divulgado esta semana, o município teve um saldo positivo de 96 empregos neste mês, graças à indústria e o campo.

Foram 587 admissões contra 489 desligamentos, o que gera um saldo de 96 contratados com carteira assinada. O setor de serviços admitiu 155 e demitiu 228, com saldo de -73 e ficou com 5.760 trabalhadores ativos nesta área. Já o comércio que, junto com o turismo vem enfrentando problemas com a pandemia, contratou 96 e dispensou 132, com saldo negativo de 36 e 3.334 ativos.

APENAS 15 MIL

TRABALHAM COM

CARTEIRA ASSINADA

A construção civil também ficou no vermelho, com 22 admitidos e 40 dispensados (-18) e apenas 546 ativos com carteira assinada. Já a agro­pecuária empregou 08 e dispensou 06, com saldo positivo de 02 e apenas 546 trabalhadores com carteira assinada. A indústria foi a que mais contratou com 306 admitidos, 83 desligados, saldo de 223 e tendo 5.088 trabalhadores empregados nesta área. No total, hoje, são 15.279 empregados com carteira assinada.

No acumulado dos três primeiros meses deste ano, no entanto, Olímpia teve 1.538 admissões e 1.275 desligamentos, totalizando saldo de 263 empregos formais.

O quadro do mercado formal mostra também que, atualmente, o estoque da cidade conta com 15.279 trabalhadores, sendo o setor de Serviços o maior empregador com carteira assinada, somando 5.760 pessoas, o que representa 37,7% do total.

INDÚSTRIA TEVE O

MAIOR DESEMPENHO

DO TRIMESTRE

O painel de informações aponta que o setor com melhor desempenho no trimestre foi o de Indústria (saldo + 282), seguido da Agro­pe­cuá­ria (+ 26), da Construção Civil (+ 8) e do Comércio (+4). Já o setor de Serviços (onde se inclui o turismo) foi o único que fechou com saldo negativo de 57 empregos.

Segundo o prefeito Fer­nando Cunha, os dados deixam evidentes o impacto da crise de saúde, mas também apontam uma recuperação da economia local.

“A pandemia da Covid mexeu com todo o mercado de trabalho, mas o setor de serviços, com certeza, foi o mais afetado pelos fechamentos e restrições. Em nossa cidade grande parte desses empregos giram em torno do Turismo e as consequências ficam claras no relatório que mostra que o setor foi o único que mais demitiu do que contratou neste primeiro trimestre. Nos demais setores econômicos, fechamos com desempenho positivo e, agora, com a retomada das atividades temos a expectativa de alavancar novamente a geração de emprego e voltar a aquecer a economia local”, analisou o prefeito.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas