04 de outubro | 2011

Jornalista olimpiense participa de exposição de fotos culturais na Unicamp em Campinas

Compartilhe:

O jornalista olimpiense Antônio José Scarpinette está participando de uma exposição de fotografias culturais, aberta na segunda-feira desta semana, dia 3, no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp (Universidade de Campinas).

A exposição Fotográfica Cultura Popular agrega o trabalho dos fotógrafos Antônio Scarpinetti, Celso Palermo, Everaldo Silva e Reinaldo Meneguim Brasilzão, mostrando imagens inclusive relacionadas com o Festival Nacional do Folclore de Olímpia (Fefol)

"Os olhos ingênuos deixam-se fotografar por outro olhar.?Até que um clarão de luz se acende e a imagem se congela, enquanto o olhar do fotógrafo se desvia em busca de outros olhares que possam traduzir a história de um povo. À sombra do chapéu do congado ou do turbante branco; sob a luz da vela ou do mastro iluminado; entre as cores da alegoria, da fantasia ou até mesmo da própria pele", diz trecho o texto publicado no site da Unicamp.

Com o foco na cultura brasileira, os fotógrafos alimentam sua arte com o colorido do Festival do Folclore de Olímpia (SP), do congado de Minas Gerais e da Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas. Também ajudam a colorir o cenário fotos de pesquisas realizadas nos últimos dez anos sobre cultura tradicional paulista em várias cidades do Estado.

Antonio Scarpinetti

Ele criou e coordenou por mais de dez anos o Centro de Pesquisa e Documentação da Rede Anhanguera de Comunicação (Cedoc-RAC), em Campinas. De 1984 e 1991, foi pesquisador no Departamento de Documentação (Dedoc), da Editoria Abril, em São Paulo. Atuou como repórter em rádios e jornais de Campinas e Jundiaí, participou da curadoria e do livro de fotografia Fotojornalismo e Cidadania e fotografou, em cobertura nacional, o "Projeto Melhores Práticas", da ONU, sobre moradias e urbanização popular, para a Caixa Econômica Federal.

Também é autor das fotos que compõem o livro fotobiográfico Teia do Saber – Capacitação de Professores da Rede Pública, obra que mostra, em forma de reportagem, a participação da Unicamp no programa Teia do Saber. Integra também, na Unicamp, a equipe da Assessoria de Comunicação e Imprensa.

é jornalista, fotógrafo e especialista em acervos fotográficos. Natural de Olímpia, onde realiza há 20 anos trabalho iconográfico e de divulgação da cultura popular a partir dos grupos participantes do Festival Nacional de Folclore, realiza trabalhos de documentação iconográfica com grupos de cultura tradicional.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas