07 de junho | 2009

Macedo anuncia abertura do Fefol com “viola de ponteios”

Compartilhe:

 A abertura oficial do 45.º Festival do Folclore (Fefol), que neste ano começa no segundo sábado do mês de agosto, dia oito, e se estenderá até o domingo, dia 16, terá um ‘show’ de viola de ponteios – musical marcado pelo som de violas no estilo da dupla caipira Tonico e Tinoco. A informação foi divulgada por Toninho Macedo, responsável pelo Projeto Revivendo São Paulo e um dos organizadores do festival de Olímpia neste ano.

“Dentro da abertura do festival nós vamos ter um momento para realizarmos o viola de ponteios que é um movimento também que a gente está encabeçando no Estado todo”, declarou durante uma entrevista que concedeu à Rádio Difusora AM. Ainda de acordo com ele, neste ano, junto com o 45.º Fefol, também acontecerá o 1.º Festival Nacional de Folclore.

Mas a presença de Macedo no festival de Olímpia teve reinício no ano de 2008, quando foi responsável pelo gerenciamento dos gastos com a estrutura eletrônica do evento.

“Sempre tivemos contato com o que acontecia em Olímpia, com a trajetória do José Sant’anna e de outras pessoas que estavam ao lado do Sant’anna, até porque quase todos estavam ligados à Comissão de Folclore de São Paulo. Houve um momento em que nós nos distanciamos, pelos mesmos motivos que todos se distanciaram. Entretanto, desde o ano passado, quando o governo do Estado nos consultou sobre a importância do festival, os recursos já começaram a ser encaminhados. No ano passado a Abaçai gerenciou a produção da parte, vamos dizer, mais pesada. Palco, som luz, etc”, contou.

Acomodações
Um dos pontos comemorados por Macedo, para o festival deste ano, é a melhoria nas acomodações dos integrantes de grupos que visitarem o festival. Além disso, ressaltou a importância de retomar o trabalho iniciado pelo professor José Sant’anna, idealizador e criador do Fefol.

“O recinto de eventos também está passando por uma serie de adequações que estão começando para esta edição e que sem dúvida vão ter continuidade para as próximas edições. A idéia e fazer com que este festival tenha o peso e a importância que merecem o festival nacional e o primeiro festival nacional de folclore”, comentou.

De acordo com ele, dois elementos novos serão agregados ao Fefol a partir da edição deste ano. Uma delas é a chegada ‘Mãe Peregrina Nossa Senhora Aparecida, e a completa inclusão da culinária típica de cada um dos estados. A culinária típica será retomada após muitos anos.

Já a chegada da imagem de Nossa Senhora, Macedo informou que será na abertura do festival, no dia oito, em carreata que virá do aeroporto da cidade de São José do Rio Preto.

A Comissão Organizadora quer também recuperar a tradição do artesanato comercializado no Festival.

Ainda de acordo com a avaliação de Macedo o festival foi perdendo o foco do folclore aos poucos. O artesanato, por exemplo, já não era de tradição e a tendência grande era a apresentação de grupos parafolclóricos.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas