04 de agosto | 2008

Mais de 40 mil passaram pelo recinto no 1.º dia do 44.º Fefol

Compartilhe:

De acordo com informação divulgada oficialmente pelos organizadores, 40.928 pessoas visitaram o Recinto de Exposições e Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna no sábado passado, dia dois de agosto, data que marcou a abertura oficial do 44.º Festival do Folclore (Fefol). Este, no entanto, não foi o público que prestigiou a parte cultural do evento.

Os organizadores informaram também, pelo menos segundo o que foi divulgado por emissora de rádio local, que esse número representa o total de pessoas que passaram pelas catracas do portão principal e também do estacionamento oficial do recinto. As pessoas que estão trabalhando no recinto, dentre elas barraqueiros e profissionais de imprensa, não foram contadas.

O início das atividades se deu por volta da 18h30 com a missa campal celebrada pelo bispo diocesano de Barretos, Dom Edimilson Amador Caetano, com as participações especiais de 12 companhias de reis, que inaugurou a Capela de Santos Reis.

Porém, esse evento foi marcado pela falta de organização. Segundo foi apurado pela reportagem deste iFolha, quando o bispo chegou para celebrar a missa nada estava ainda nos lugares devidos. Até mesmo a mesa para que celebrasse a missa teve que ser colocada no lugar pelo próprio bispo.

Logo após inauguração da capela a Santos Reis e plantio de 12 mudas de árvores, onde cada Companhia se encarregou de plantar a sua. E para encerrar o cerimonial, desfile na arena com todas as companhias da cidade.

Mais tarde, começando com certo atraso (estava prevista para as 20h30) teve início a solenidade oficial de abertura do festival, que contou, segundo foi divulgado pelo locutor oficial do evento, com cerca de 600 alunos das escolas da rede oficial de ensino da cidade, fazendo homenagens ao Estado da Paraíba, escolhido como tema para este ano.

Em seguida, depois do desfiles de grupos folclóricos e parafolclóricos que já estavam na cidade, teve início as apresentações no palco oficial, dos grupos que representam o Estado da Paraíba, interrompido logo o primeiro deles para o show pirotécnico por causa da chuva.

No primeiro dia o palco da arena cultural recebeu: Grupo Folclórico Aruenda da Saudade, de Pitimbu; Grupo Parafolclórico da Paraíba GPAP, de João Pessoa; Grupo Parafolclórico Jacoca, de Conde; e Grupo Tropeiros de Borborema, da cidade de Campina Grande, todos do Estado da Paraíba.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas