20 de março | 2021

Manifestações de solidariedade e indignação de todos os cantos

Compartilhe:

REPERCUSSÃO LOCAL!
A incredulidade estampada nas mensagens de solidariedade que a Folha recebeu. Amigos, anunciantes, assinantes, prefeitura, Câmara, OAB, Paróquia de N. S. Aparecida, foram centenas de manifestações.

 

Poucas horas depois de o jornalista José Antônio Arantes ter divulgado um vídeo mostrando como tinha ficado as entradas de sua casa e da sede do jornal que edita para os seus amigos e contatos do WhatsApp, as manifestações de solidariedade passaram a chegar de todas as partes da cidade e da região e até do Brasil.

Foram dezenas de assinantes, anunciantes, amigos do jornalista e de sua filha Bruna, prefeitura, câmara, OAB, paróquia de N. S. Aparecida, Associação Samba Sem, assim como de veículos de comunicação e entidades representativas da categoria.

A primeira nota oficial foi da prefeitura local que, após manifestar a solidariedade do executivo e do prefeito Fernando Cunha, destacou:
“Em um momento de tamanha comoção pública, que o país todo enfrenta o seu maior desafio para salvar vidas, é inaceitável e de profunda indignação e tristeza presenciar atitudes como essas. Dessa forma, o município acrescenta que diante da suspeita do incêndio ter sido criminoso, devido às características da ocorrência, a Prefeitura acompanhará a investigação da Polícia e irá colaborar no que for necessário para a elucidação dos fatos”.

A Câmara Municipal de Olímpia também após prestar sua solidariedade estampou em seu site:  “A Casa de Leis entende que a liberdade de imprensa e de expressão deve ser garantida sempre, de modo a proteger a informação, combater a censura e promover o exercício da democracia”.

Para o presidente da 74ª Subseção da OAB de Olímpia, Edson Rodrigo Neves, “não se trata tão só de uma indesejável violência pessoal, mas, também, de um ataque contra a liberdade de expressão que é uma pedra angular na própria existência de uma sociedade democrática e, além disso, indispensável para a opinião pública se manter bem informada e, assim, ter a sua própria convicção sobre fatos e estado de coisas, ainda que diversa”.

ATOS DE VIOLÊNCIA DEVEM SER
PRONTAMENTE REPELIDOS

E continuou: “Os atos de violência devem ser prontamente repelidos, desencorajados e sujeitos às regras da lei, sob pena de instituir um verdadeiro retrocesso social e estado de coisas inconstitucional. É preciso e necessário se engajar na luta contra essa pandemia que assola a sociedade e com severos reflexos econômicos e sociais. É esse, portanto, o “inimigo” a ser combatido, repudiando-se todo e qualquer ato de violência, eis que não se coaduna com o Estado Democrático de Direito”.

Já o presidente da Associação Cultural Samba Sem Compromisso, José Carlos Penalva Monteiro, destacou: “Por estarmos vivendo um grave momento da vida nacional, em uma crise sem precedentes da saúde pública e do sistema político, fica evidente a suspeita de tratar-se de um ato criminoso que atenta não somente à vida, mas que também busca desestabilizar as instituições democráticas e coibir a liberdade de expressão. Repudiamos veementemente sempre tais atitudes e esperamos a pronta apuração dos fatos pelas autoridades”.

“SE PROTEJA, POIS SEI
QUE VAI CONTINUAR …”

O médico oftalmologista e ex-vice-prefeito de Olímpia, Guilherme Kiil Junior, enfatizou: “Que a luta contra os fascistas continue. Estamos juntos no enfrentamento desse ato covarde. Conte comigo, grande irmão”.

O também médico, o Mahatma Euder Quintino de Oliveira, especificamente para o jornalista vaticinou: “Minha solidariedade e a sugestão para que se proteja cada vez mais, pois te conheço e sei que você vai continuar defendendo com todas as suas forças, o que você pensa”.

A advogada Helena de Souza Pereira e seu irmão Hélio de Souza Pereira, destacaram: “Confesso que nunca imaginei que fosse presenciar um ato tão deplorável, tão nojento, asqueroso, vil e mesquinho. Difícil de acreditar, mas as imagens chocantes nos mostraram a realidade. Mas Deus estava atento e protegeu nossos queridos amigos. Minha solidariedade e meu carinho a vocês."

INFORMAÇÃO É A ÚNICA ARMA DE
DEFESA CONTRA A PANDEMIA

O Frei Lucas Lisi Rodrigues, da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, afirmou em nota, entre outras coisas: “Preocupa-nos enquanto Igreja Católica, de maneira especial, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, custodiada pelos frades franciscanos, imaginar o que muitos são capazes de fazer, inclusive trazendo em seus discursos o nome de Deus e da família. Envio mensagem de solidariedade a vocês, motivando-os a prosseguir na nobre missão de apresentar no jornalismo a liberdade de expressão, a luta pela verdade, e a informação como única arma na defesa contra a pandemia.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, repudia tal ato, e consternados com a situação, declara que o nosso Deus é o do amor e o da misericórdia. Que Deus tenha misericórdia de nós neste momento e nos ajude a superar a pandemia, e que saiamos melhores, por mais que atitudes como estas nos faça pensar, que aqueles que já eram ruins, com certeza estão ficando piores. Como dizia Aristóteles: “A esperança é o sonho do homem acordado”, e que assim sendo não paremos de sonhar, e de nos unir”.

E concluiu: “Nossa paróquia se solidariza a vocês, e na luta da pandemia, além de oferecer orações, fé e esperança através das carreatas, das orações pelas lives diárias, continuamos a permitir que a Igreja aconteça na solidariedade, através do cuidado intenso mediante os nossos projetos sociais realizados aos vulneráveis pela pobreza de nossa cidade. Repudiando tal atitude, pedimos que as autoridades tomem as devidas providencias, para que diminuamos atitudes diabólicas como estas”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas