12 de setembro | 2021

“Maria Fumaça” vai precisar de superguindaste para ser levada até a antiga Estação Ferroviária

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Locomotiva pesa em torno de 16 toneladas e deverá ser movida por pouco mais de 100 metros até a “Estação Cultural”. “Maria Fumaça” ficou décadas no museu por onde transitava no passado.


Um superguindaste vai ter que ser utilizado para locomover a “Maria Fumaça” até a antiga Estação Ferroviária. Segundo a assessoria da prefeitura o fato deve ocorrer na tarde de domingo, 12, quando a locomotiva que pesa aproximadamente 16 toneladas deverá ser transportada por aproximadamente 100 metros, até a agora “Estação Cultural”.

Os serviços foram iniciados na sexta-feira, 10, quando foram derrubados os muros do antigo museu do folclore (hoje Museu de Arte Sacra) para poder tirar a máquina do local.

A locomotiva que há décadas está colocada ao lado do antigo museu do folclore, hoje museu de arte sacra, claro, não vai voltar a funcionar, vai ser transportada para a antiga estação ferroviária que está sendo adequada para ser uma “Estação Cultural”.

Trata-se de uma locomotiva (maria-fumaça) que de 1940 a 1950, aproximadamente, fez o elo entre Olímpia e o resto do Brasil, promovendo o desenvolvimento econômico da região.

Secretaria de Turismo e Cultura informa que o Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa estará fechado para visitação até o próximo domingo (12). Na terça-feira (14), o atendimento ao público retorna em horário normal, das 15h às 21h.

LOCOMOTIVA INGLESA

Até 2017, o Museu de História e Folclore de Olímpia esteve instalado no Edifício Giosué Tonanni, um palacete construído na década de 1910, em um terreno de 2.279 m², cortado pela então Estrada de Ferro São Paulo-Goiás.

Os trilhos passavam pelo local da residência, no trajeto Bebedouro a Nova Granada. O abastecimento de água da “Maria Fumaça” era feito no próprio quintal, em um reservatório localizado na parte mais alta do terreno, doado pelo proprietário para a Companhia de Estrada de Ferro.

Uma cancela interrompia o fluxo dos carros e transeuntes quando o trem passava em direção à Estação Ferroviária, localizada no quarteirão seguinte.

Agora, essa locomotiva inglesa, de 1892, instalada em um trecho dos trilhos do Museu, que hoje é de Arte Sacra e Diversidade Religiosa, vai continuar ilustrando essa história do passado no futuro Centro Cultural e Turístico.

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