12 de julho | 2011

Matéria de jornal potiguar confirma presença de quatro grupos do RN

Compartilhe:

Um trabalho do jornal Diário de Natal, que dedicou matéria de página inteira na edição da segunda-feira, dia 11, sobre a realização do 47.º Festival Nacional do Folclore (Fefol), confirma a presença de quatro grupos do Rio Grande do Norte, durante o evento que neste ano foi antecipado e será realizado entre os dias 23 e 31 de julho.

De acordo com a informação, já estão confirmados os seguintes grupos que viajarão para Olímpia: Boi Calembra Pintadinho e o Pastoril Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante; Rei do Congo e Caboclos, de Major Sales, que contaram com o patrocínio das respectivas prefeituras municipais para a compra das passagens para os integrantes.

Além desses, o Pastoril Estrela do Mar, de Maxaranguape, está tentando conseguir o patrocínio via Prefeitura do local, para se unir à Caravana, assim como também os Cabocolinhos de Ceará-Mirim. Mas o evento mostrará todas as atividades culturais do estado.

Consta que o Governo do Estado entra como parceiro dessa grande celebração do folclore potiguar em São Paulo oferecendo toda a infraestrutura do “Pavilhão do RN Luís da Câmara Cascudo”.

De acordo com informações de Séphora Bezerra, a primeira Secretaria a se engajar nesse projeto da Caravana foi a de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), que enviará no próximo dia 18 de julho o Caminhão do Programa de Artesanato do Rio Grande do Norte, no qual constam peças representativas de 900 artesãos de todo o Estado.

Já a Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) também estão apoiando a caravana potiguar, oferecendo exposições fotográficas de artesanatos, exposição do Memorial Câmara Cascudo e também envio de publicações da FJA durante o evento.

Também segundo o jornal, pela primeira vez, a Missa Folclórica será celebrada por um clérigo de fora de São Paulo, contando com a participação do padre Antônio Murilo de Paiva, capelão dos Mártires de Uruaçu.

DELEGAÇÃO
A delegação potiguar contará com cerca de 280 pessoas envolvidas, de 22 municípios, desde a Comissão Organizadora da Caravana, até os grupos folclóricos, além de 35 cinco pessoas que realizarão palestras, exposições, exibições de vídeos, oficinas e demonstrações da prática do nosso artesanato.

Nas principais mudanças que estão previstas para esta edição são: a presença de potiguares produzindo alguns de seus pratos típicos; artesãos executando suas artes; peças no pavilhão de exposições conhecido como recinto; a famosa casa de taipa construída em diversos eventos aqui no RN pelo poeta Paulo Varela, sendo que esta casa dará início a um novo projeto na cidade que se chama Vila Brasil, composta por uma arquitetura peculiar de cada estado brasileiro, a casa potiguar será a primeira e assim a nossa marca para a cidade de Olímpia.

Dentre os palestrantes convidados, conta-se com Anna Maria Cascudo Barreto; Severino Vicente; Maria Tereza de Oliveira; José Augusto Costa Júnior; Kahdynn Mendes de Melo; Wescley Cunha e a própria Séphora Bezerra. O tema central das palestras será “Contemporaneidade do Folclore Potiguar”.


Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas