09 de julho | 2017

Médicos desconheciam lista de remédios adquiridos pela PMO

Compartilhe:

Pelo menos aparentemente e segundo a informação do prefeito Fer­nando Augusto Cunha, os médicos que atuam no sistema público de saúde da cidade, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Pronto Atendimento (UBS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), não tinham conhecimento da lista de medicamentos que era adquirida pela Secretaria Municipal de Saúde, quando prescreviam uma receita a seus pacientes, gerando um desencontro e, con­sequentemente a falta de determinados produtos.

Essa é a situação que se pode entender estava ocorrendo e gerando todas as reclamações registradas nos últimos anos. A informação veio à tona durante uma entrevista que Fernando Cunha concedeu na quarta-feira desta semana, dia 5, quando avaliou os resultados obtidos nos seis primeiros me­ses de seu mandato.

Ainda considerado o calcanhar de Aquiles da administração, Cunha explicou que uma das medidas adotadas foi a composição de uma apostila contendo os nomes de todos os medicamentos disponíveis nas farmácias municipais.

“Fizemos uma apostila com todos os medicamentos que a Prefeitura coloca à disposição e distribuímos para os médicos da rede para que eles receitem aqueles que estão previstos”, disse.

Além disso, acrescentou que “havia uma desordem. Quer dizer, eles (médicos) prescreviam remédios que a Prefeitura não compra. Então, havia um desen­contro e isso são problemas administrativos que a gente teve que sanear. Mas não há falta de recurso”.

Outro motivo alegado por Cunha é que as empresas contratadas pela secretaria não estavam cumprindo os crono­gra­mas. “O que tem é que empresa que vendia (o remédio) e não entregava. Estamos consertando a casa e, principalmente que os médicos prescrevam aquilo que a gente de fato compra”, reforçou.

Mas apontou também o aumento do movimento de turistas que utilizam o sistema: “A saúde estava uma bagunça em Olímpia. A gente gasta bastante e temos um problema: a cidade tem cerca de 55 mil habitantes e nós estamos atendendo aproximadamente 110 mil pessoas. Tem muita gente (turistas) de fora sendo atendida em Olímpia. Mas o SUS é isso. Nós vamos ter que atender e estamos tendo que reformular a administração”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas