19 de setembro | 2011

Moradores de rua do Jardim Santa Ifigênia continuam “abandonados” pela prefeitura

Compartilhe:
 

A recuperação total da rua Coronel Antônio Pereira, no Jardim Santa Ifigênia, que termina na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecida popularmente por “Praça da Santa Azul”, estava prevista para ocorrer até meados deste mês, segundo informação do secretário municipal de Obras e Engenharia, Gilberto Tonelli Cunha, que concedeu entrevista a uma emissora de rádio local, no dia 23 de agosto.

No entanto, segundo foi constatado na tarde desta sexta-feira, dia 16, nenhum tipo de serviço havia sido realizado no local. Isso, faltando apenas cinco dias para completar a primeira quinzena do mês, quando se encerra prazo imaginado, então, pelo secretário, a título de expectativa, pelo menos.


Na ocasião, Tonelli explicou que estava apenas aguardando a liberação dos recursos no valor de R$ 200 mil, relativos ao convênio assinado com o governo do Estado durante a realização do 47.º Fefol, quando da visita do governador Geraldo Alckimin.


Agora, de acordo com Tonelli, a liberação do dinheiro já foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo. “São R$ 200 mil para a gente fazer o restante dos reparos na cidade”, comentou.


Segundo ele, a licitação já estava em andamento, com três empresas cadastradas e a abertura dos envelopes está prevista para o dia 1.º de Setembro. “Se correr tudo bem, porque a gente espera cinco dias, e se não houver algum tipo de recurso, será adjudicada e como o dinheiro já está disponível a obra começa em setembro, na primeira quinzena”, avaliava.


Tonelli previa concluir todo o trabalho de recuperação dos estragos provocados pela chuva de 25 de fevereiro, em no máximo três semanas. “Como é uma obra rápida, um trecho de dois quarteirões, dá para fazer em um dia. Uma empreiteira que tem os equipamentos faz essa obra em um dia.

Então, esperamos resolver na primeira quinzena de setembro”, acrescentou.

No entanto, contou que já foram realizados alguns serviços no local, com a finalidade para refazer o piso até como preparação para a pavimentação de asfalto. “Colocamos um solo-brita, que fizemos com máquina da Prefeitura. Restabelecemos o piso para que o pessoal pudesse transitar precariamente”, explicou.


CASO ANTIGO

Como se recorda, já são várias as reclamações de moradores da rua Coronel Joaquim Pereira. A primeira delas foi mostrada pela TV Tem de São José do Rio Preto, afiliada da Rede Globo de Televisão na região noroeste paulista, no dia 23 de maio, quando já passavam 90 dias da chuva do dia 25 de fevereiro.

Na ocasião, os buracos, que começaram pequenos, já tinham mais de um metro de profundidade e ameaçam atingir as casas mais próximas. Na rua, os veículos e pedestres passam com dificuldade.

O asfalto foi arrancado depois que uma forte chuva atingiu a cidade.

Na oportunidade, de viva voz, Tonelli Cunha, que, depois de relembrar que o estrago foi grande com a chuva do dia 25 de fevereiro, quando choveu 170 milímetros, causando grandes problemas em vários bairros, principalmente nos Jardins São Benedito e Santa Ifigênia, disse que os recursos solicitados ao Ministério das Cidades estavam começando a chegar. A previsão, então, era de realizar as obras em aproximadamente 60 dias.


Porém, a emissora novamente registrou as mesmas reclamações, que foram mostradas no início do mês de agosto, quando, segundo foi divulgada nota oficial do prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, informando que o convênio havia sido assinado e que as obras iniciariam até o final deste mês.


Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas