04 de julho | 2021

Morreu Cesar Pompeo, lenda do rock olimpiense.

Compartilhe:

 

“Olímpia se despede de um músico que se destacou pelo talento musical, pela visão de modernidade e por abraçar uma contestação aos costumes pela via da paz e do amor expressada através da música”.


Willian Antônio Zanolli
Olímpia recebeu com pesar a notícia da morte do guitarrista e roqueiro Cesar Pompeo no dia 30 de junho.

Nos anos sessenta até o começo dos anos setenta, o mundo foi abraçado por um movimento ligado a ideologia hippie que se convencionou chamar de Flower Power, Poder das Flores.

Era um movimento pacifista que se iniciou como símbolo da não violência em repúdio a Guerra do Vietnã.

O termo foi utilizado pela primeira vez pelo poeta Allen Ginsberg em 1965.

Desde então ele é frequentemente utilizado para se referir aos anos 60, inclusive em filmes, programas de TV, documentários.

No Brasil este movimento que influenciou as artes teve sua explosão nos anos 70.

Em Olímpia, assim como no resto do país, aconteciam os grandes festivais, os programas de auditório nas rádios e o rock vivia um grande momento no mundo todo.

Em Agosto de 1969 em uma fazenda de gado leiteiro em Wike Lake, Estados Unidos acontecia o Festival de música Woodstock reunindo os mais consagrados nomes do rock internacional.

No bojo destas manifestações artísticas, Olímpia, que era uma cidade culturalmente pujante abrigava muitas bandas e talentos que transitavam por todos os movimentos que a arte permite.

Cesar Pompeo se destacava no cenário musical pela qualidade de seu repertório musical, pela técnica que adquiriu e familiaridade com a guitarra.

Por se tratar de um período de mudanças de costumes houve uma influência significativa destes movimentos na moda e Cesar Pompeo, que estava além de seu tempo, adotou um vestuário compatível com o movimento que adotara como estilo de vida.

Se notabilizou pela qualidade dos espetáculos musicais que produzia e pelas roupas que utilizava.

O editor deste jornal, que acompanhava os trabalhos do artista, começou a utilizar calças boca de sino influenciado pelo roqueiro.

Olímpia se despede de um músico que se destacou pelo talento musical, pela visão de modernidade e por abraçar uma contestação aos costumes pela via da paz e do amor expressada através da música.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas