19 de agosto | 2007

Mototaxista vai à câmara reclamar do sistema de saúde do município

Compartilhe:

 

O mototaxista, Estevão Jioe Varconti, usou a tribuna livre durante a sessão ordinária realizada pela câmara municipal de Olímpia, na noite do dia 6, segunda-feira, para reclamar do sistema de saúde publica de Olímpia. De acordo com a manifestação, há aproximadamente um ano aguarda uma consulta com um médico oftalmologista e não consegue.

Logo no início, ao agradecer a oportunidade que lhe foi concedida para falar em nome da população do município, principalmente a grande parcela de baixa renda e dependente do Sistema Único de Saúde (SUS), reclamou dos serviços que vêm sendo prestado pela Secretaria Municipal de Saúde. "Está sendo muito mal atendida. Para se ter uma idéia, a população de Olímpia reclama, em massa, pelo mal atendimento médico do SUS", afirmou.

Varconti contou que em 2004, quando sofreu um acidente com sua motocicleta se dirigindo ao local, teve a perna destroncada e teve que trabalhar a noite toda com a contusão, porque não conseguiu ser atendido por um médico plantonista na Santa Casa.

"Aquela noite me vi obrigado fazer plantão (na agência de mototaxi) com a perna destroncada, porque eu não tive médico para me atender naquela noite. No dia seguinte procurei um médico na Santa Casa e não tinha nenhum, os dois estavam em férias", reforçou. Informou então que passou 30 dias com a perna enfaixada e trabalhando assim mesmo.

No entanto, quando voltou à Santa Casa, segundo Varconti, o médico mandou que se dirigisse a um posto de saúde. "Como é que eu, com perna quebrada, podia ir ao posto de saúde, se já fazia 30 dias que estava com a perna destroncada?", questionou. Depois disso, ainda de acordo com ele, por várias vezes procurou por médicos, sempre que precisou e teria encontrado dificuldades."Quero dizer que os nossos pagamentos, o que fica recolhido ao INSS, está sendo em vão. Nós pagamos e não temos assistência médica quando precisamos. Até a minha mulher (esposa) teve um péssimo mal atendimento na Santa Casa, quando dependeu do médico e squando sofreu uma fratura na perna", reclamou.O mototaxista reclamou ainda que teve outros problemas. Desta feita, explicou, foi por precisar de um médico oftalmologista. Ele afirmou em seu pronunciamento, que os dois profissionais da área se demitiram, deixando o sistema sem nenhum para atender as necessidades."Marquei uma consulta já faz um ano e até agora não fui atendido. Todas as vezes que marco consulta, quando vou para ser atendido os médicos não estão. Queria saber se a administração de Olímpia está visitando os postos de saúde (UBS), onde tem os médicos que trabalham pelo SUS, porque desse jeito não pode continuar", finalizou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas