13 de agosto | 2009

Município mantém volta às aulas na 3.ª feira, dia 18

Compartilhe:
A secretária municipal de Educação, Eliana Antônia Duarte Bertoncello Monteiro, confirmou no final da tarde da quarta-feira, dia 12, o início do segundo semestre do ano letivo nas escolas e creches da rede municipal, para a terça-feira, dia 18, conforme já estava previsto desde o final do mês de julho, quando aconteceu a suspensão das atividades escolares, em razão dos riscos de disseminação do vírus da gripe Infuenza A, denominada cientificamente H1N1, mas que ficou conhecida mundialmente por ‘gripe suína’.

Entretanto, de acordo com a secretária, mesmo com a confirmação, não fica descartada qualquer possibilidade de ocorrer um adiamento. Eliana justifica que segue as orientações da Secretaria Municipal de Saúde que, por sua vez, atende as determinações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. “Por enquanto a data prevista continua sendo a mesma”, respondeu à reportagem da Folha da Região.

Eliana Bertoncello não vê problemas em manter o retorno às aulas, mesmo com o fato das escolas da rede municipal estarem sendo utilizadas para abrigar grupos folclóricos e parafolclóricos que vieram a Olímpia, participarem do 45.º Festival do Folclore (Fefol). “A limpeza e desinfecção das salas de aulas começarão no domingo, assim que os grupos deixarem os locais onde estiverem alojados”, explica.

Mesmo o fato de que algum grupo ainda permaneça no local de alojamento até a segunda-feira, dia 17, um dia após o encerramento do festival, a secretária não vê problemas para o reinício das aulas.

Estado
Por outro lado, a Secretaria da Educação de São Paulo confirmou, na terça-feira, dia 11, o retorno às aulas nas escolas da rede estadual para a segunda-feira, dia 17, após a prorrogação de quinze dias das férias escolares em razão da gripe suína.

De acordo com a pasta, ficará a cargo de cada unidade a adequação de seu próprio calendário escolar, desde que cumpra com o artigo nº 24, inciso 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que fala sobre a obrigatoriedade de 200 dias letivos anuais.

Nas escolas que já tinham voltado às suas atividades, as aulas foram interrompidas e nas que estavam previstas para retornar no dia 3, as férias foram prorrogadas seguindo orientações da Secretaria da Saúde. A decisão de adiar as atividades escolares tem o objetivo de tentar reduzir a transmissão do vírus da gripe suína entre estudantes.

Gripe
Já a Secretaria de Saúde de São Paulo recomenda restrições no trabalho de funcionárias gestantes, que fazem parte do grupo de risco da doença, para diminuir o risco de contágio pela nova gripe. A orientação é que os estabelecimentos públicos e privados minimizem os riscos de contágio de suas funcionárias gestantes

Gestantes que trabalham com contato com o público devem ser remanejadas para outras funções. Se a transferência não for possível, recomenda-se que “as instituições estudem alternativas legais de afastamento temporário das gestantes”. Secretaria recomenda restrições no trabalho de grávidas.
Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas