09 de novembro | 2011

Nova ETE do Jardim Santa Fé atenderá até 25 mil pessoas

Compartilhe:


A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que será compacta e está sendo construída no Córrego dos Pretos, na região do Jardim Santa Fé, zona leste de Olímpia, tem capacidade para tratar detritos gerados por até 25 mil pessoas, segundo informação do secretário de Obras, Engenharia e Meio Ambiente, Gilberto Tonelli Cunha.

A informação foi divulgada durante entrevista que concedeu à TV TEM, afiliada da Rede Globo de São José do Rio Preto, falando sobre um dos maiores problemas ambientais da região, ou seja, a falta de tratamento de esgotos. “Vai atender essa região da cidade que está em pleno crescimento”, disse.


De acordo com Tonelli, há mais de 4,5 mil lotes sendo lançados nessa região da cidade, todos de loteamentos particulares. “É uma previsão de atender até 20 mil pessoas aqui nesta Estação de Tratamento de Esgoto”, acrescentou.

Embora com atraso de mais de dois meses, a nova ETE substituirá as atuais lagoas de tratamento, por causa da construção do Village Morada Verde, empreendimento que será inaugurado na manhã do sábado, dia 12, por volta das nove horas, pela Caixa Econômica Federal (CEF). São 786 casas que serão entregues a novos mutuários do sistema habitacional do Governo Federal.

Quando do lançamento do projeto, as lagoas foram condenadas pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que, junto com a CEF, exigiu a construção de uma nova estação de tratamento ou que as lagoas fossem transferidas para outro local.

No entanto, embora sem divulgar uma justificativa, consta que a empresa DAEMO Ambiental, sucessora do Departamento de Água e Esgoto do Município de Olímpia (DAEMO), estaria fazendo uma adequação das lagoas para que as 786 casas do Village Morada Verde, possam ser definitivamente entregues aos moradores.

A expectativa inicial era de concluir a obra ainda em agosto, prazo que foi alterado depois para o mês de setembro e, novamente para 31 de outubro. Agora, segunda consta, esse prazo teria se estendido até o final de novembro.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas