24 de janeiro | 2010

Olímpia classificado no 77.º lugar no índice Firjan de 2006

Compartilhe:

O município de Olímpia foi classificado no 77.º lugar no IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), relativo ao ano de 2006, lançado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no mês de agosto de 2009. Pelo menos é isso o se pode depreender das informações obtidas no endereço eletrônico do órgão.

Por outro lado, ocupa a 65.ª posição quando a comparação é feita apenas com os municípios do Estado de São Paulo. Porém, não implicam neste estudo os índices de violência.

Segundo consta no site, a defasagem temporal de três anos entre o IFDM e sua divulgação decorre do fato de serem utilizadas apenas estatísticas oficiais. “Com efeito, somente em 2009 foi possível reunir concomitantemente dados dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho para o ano sob análise”, diz trecho da publicação consultada pela reportagem.

O estudo considera, com igual ponderação, as três prin­cipais áreas de desenvolvimento humano, ou seja, emprego e renda, educação e saúde. A leitura dos resultados – por áreas de desenvolvimento ou do índice final – é bastante simples, variando entre 0 e 1, sendo quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento da localidade.


Nesse sentido, estipularam-se as seguintes classificações: municípios com IFDM entre 0 e 0,4 são considerados de baixo estágio de desenvolvimento; entre 0,4 e 0,6, de desenvolvimento regular; entre 0,6 e 0,8, de desenvolvimento moderado; e entre 0,8 e 1,0, de alto desenvolvimento.

Na avaliação relativa a 2006, o município de Olímpia ficou com média 0,8538. Para se chegar a esse valor foram utilizadas a médias de 0,8066 no quesito emprego e renda, 0,9229 na educação e 0,8318 na saúde. Vale ressaltar que todos os índices superam a média nacional que foram 0,7376; 0,7646; 0,6787; e 0,7699, respectivamente.

Entretanto, se a 77.ª posição po­de ser até comemorada, numa avaliação mais profunda, a situação deixa a desejar em relação à disparidade dos resultados dos três setores considerados. Enquanto a pesquisa realizada nos 5.573 municípios brasileiros a educação aparece no 50.º lugar, a geração de empregos ficou com a 165.ª colocação e, a saúde, que obteve o pior resultado, foi classificada na 1.628 posição do ranking.

SUPERANDO GRANDES

O resultado obtido pelo município de Olímpia supera muitos municípios de grande porte e até alguns localizados em estados como o de Santa Catarina, considerado um dos mais desenvolvimentos socialmente no Brasil.

Nesse caso se incluem os municípios de Blumenau, Itajaí, Concórdia e Videira, todos catarinenses que, embora mostrados no relatório também entre os 100 melhores colocados, obtiveram resultados abaixo do que foi conquistado por Olímpia. A mesma situação se aplica aos municípios de  Presidente Prudente e Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo e, Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Mas, por outro lado, Olímpia foi superado por vários municípios das regiões norte e noroeste paulista como, por exemplo, São José do Rio Preto, que foi o 2.º colocado; Sertãozinho (7.º), Guaíra (12.º), Sud Menucci (25.º), Vista Alegre do Alto (29.º), Onda Verde (33.º), Catiguá (38.º), Catanduva (43.º), Votuporanga (60,º) e Barretos (62.º).

ESTUDOS ANTERIORES

O resultado de Olímpia, mostrado no estudo de 2006, demonstra um considerável ganho de posições quando comparado com o levantamento do ano de 2005, seja em relação a todo o país, cuja posição foi a de 239.º colocado e, no estado de São Paulo, onde foi o 161.º.

Ainda mais acentuada foi a melhora de posições em relação ao ano de 2000, o primeiro onde o município de Olímpia aparece, quando ficou em 512.º lugar no geral e, em na 342.ª colocação no Estado de São Paulo.

OS MELHORES

Das 100 melhores cidades para viver a maioria fica no Estado de São Paulo, inclusive todos os municípios até a 27ª posição. São Caetano do Sul foi o primeiro colocado. Somente na 28.ª colocação aparece Jaraguá do Sul, do estado de Santa Catarina.

Confirmando que as condições de vida são melhores nas regiões sudeste e sul do Brasil, Vitória, capital do Espírito Santo. Vitória aparece na 48.º colocação, enquanto Londrina, no estado do Paraná, aparece na 51.ª  colocação.

Já a melhor cidade do Rio de Janeiro é Macaé, que fica na região norte fluminense do Rio, onde tem grande exploração de petróleo. No Estado de Minas Gerais a melhor colocada foi Itabira, na 73ª posição.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas