21 de fevereiro | 2021

Olímpia poderá levar dois anos para vacinar 70% da população

Compartilhe:

CONTA-GOTAS!
Pelo ritmo de chegada das doses e pela
quantidade diária aplicada vacinação pode
ir até 2023. A média atual é de aplicação
de 80 doses por dia, de segunda a
sexta-feira. Para se chegar ao
necessário, Olímpia precisará imunizar
pelo menos 03 vezes mais
diariamente, inclusive aos finais de semana.

Segundo informações da prefeitura, Olímpia recebeu até o momento 2991 doses das vacinas enviadas pelo governo federal e conseguiu, até a manhã de sexta-feira, aplicar 2.592.  632 em idosos e o restante nos profissionais da Saúde do grupo prioritário, entre os quais 461 já receberam a segunda dose. A média é de aplicação de 80 vacinas por dia.

Acontece que ao se fazer o cálculo extraindo-se o percentual de 70% da população de 55.130 habitantes que é necessário para se se obter a chamara imunidade de rebanho, se chega ao resultado de que 38.591 teriam que ser imunizadas.

Mas como são necessárias duas doses, a duplicação deste número dá o resultado de 77.182  doses aplicadas. Dividindo-se este número por 80 (quantidade que está sendo aplicada por dia) obtém-se o resultado de 964 dias que, dividido por 30 daria 32 meses; por sua vez, dividido por 12 chegar-se-ia ao produto de 02 anos e 07 meses.

Mesmo extraindo o mês de fevereiro deste ano a conclusão é a de que Olímpia conseguirá aplicar as 77 mil doses da vacina até meados de 2023.

Se duplicar para 160, levaria pelo menos um ano e três meses, o que significaria que a imunidade de rebanho somente seria possível em junho do ano que vem.

O dado é preocupante, pois se não for interrompida a circulação do vírus novas variantes poderão surgir que possa fazer que uma nova vacina seja aplicada.

Olímpia recebeu até o momento 2.991 doses de vacinas contra a COVID-19, sendo 2.511 vacinas da Coronavac (Butantan/Sinovac) e 480 da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca).

Segundo a prefeitura, “o município segue cumprindo o calendário atual que contempla os idosos com idade entre 85 e 89 anos. As doses que foram disponibilizadas a Olímpia correspondem a 88% desse público-alvo, mas até o momento a demanda tem sido atendida normalmente, sem a interrupção da vacinação. Além disso, a cidade também conta com estoque para atender parte da aplicação da segunda dose dos profissionais de saúde e aguarda novas remessas para ampliar a imunização”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas