01 de junho | 2022

Olímpia terá mais dois semáforos, lombadas eletrônicas (com radar), lombofaixas e ondulações

Compartilhe:

 

A promessa é que as lombadas eletrônicas não multarão, apenas servirão para ‘conscientização’. Semáforos serão instalados nas esquinas da Aurora com Durval Britto e Waldemar com Síria.


O prefeito Fernando Cunha assinou recentemente um convênio com o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN), para implementação do programa Respeito à Vida com instalação de novos dispositivos de segurança. Olímpia foi contemplada pelo programa por indicação do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari (foto).

A cidade receberá instalação de dois novos semáforos, um dispositivo de ondulação transversal, sete novas faixas elevadas para travessia de pedestres e cinco lombadas eletrônicas. Os semáforos serão instalados nos cruzamentos da Avenida Aurora Forti Neves com a Rua Durval Brito e na Avenida Dep. Waldemar Lopes Ferraz com a Rua Síria, considerados pontos de grande fluxo de veículos.

 

As lombadas eletrônicas serão equipamentos de controle, indicando a velocidade transitada pelo veículo a fim de chamar a atenção do condutor para a redução da velocidade em caso de excesso para garantir mais segurança aos usuários. Vale ressaltar que os dispositivos não funcionarão como radares, ou seja, não serão aplicadas multas, mas sim visam promover uma maior conscientização no trânsito.

As lombadas serão instaladas nas avenidas Alberto Oberg, Dep. Waldemar Lopes Ferraz e Avenida Benatti. As ruas Benjamim Constant e Bernardino de Campo também receberão os equipamentos.

Serão implantados ainda pelo convênio com o estado um dispositivo de ondulação transversal na Rua Durval Brito e sete novas lombofaixas nas proximidades da região central e nas avenidas de grande fluxo da cidade.

Para o prefeito, “o convênio é uma ferramenta de melhoria para a segurança das vias, fortalecendo a circulação de pedestres, motociclistas e condutores, garantindo um trânsito mais seguro para toda população e visitantes”.

RESPEITO À VIDA

O programa, que objetiva a transferência de bens e serviços destinados à redução de óbitos e feridos em decorrência de acidentes de trânsito, prevê para Olímpia, um recurso de mais de R$ 1 milhão para investimentos em obras de mobilidade urbana, de forma acessível e segura para a população. A aprovação do recurso foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (31).

Um levantamento técnico da secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana mapeou os principais pontos de movimentação de veículos e risco de acidentes para que os novos dispositivos de segurança viária sejam implantados. O início da execução do projeto pelo DETRAN deve ocorrer durante o mês de junho.

O “Respeito à Vida” já contemplou 304 cidades do Estado para realização de intervenções de engenharia, fiscalização e ações de educação, viabilizando a redução de fatalidades de trânsito no contexto das vias urbanas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas