10 de fevereiro | 2008

Olimpienses desfilaram na 8.ª colocada do carnaval paulista

Compartilhe:

 

Um grupo de aproximadamente 50 olimpienses, dentre eles vários integrantes do Grupo Olimpiense de Danças e Apresentações Parafolclóricas (Godap), desfilaram no início da manhã do sábado, dia 02, defendendo o Grêmio Recreativo, Cultural e Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, que acabou ficando com a oitava colocação no carnaval da cidade de São Paulo.

Esta, segundo consta, é primeira vez que um grupo parafolclórico participa diretamente do maior evento popular do Brasil. Eles se apresentaram usando vestimentas do próprio grupo, o único representante do folclore da região Sudeste.

Neste carnaval a Nenê de Vila Matilde mostrou o tema "Um vôo da Águia como nunca se viu! Também somos folclore do nosso BRASIL!", 110 anos aprendendo com Câmara Cascudo, idealizado por Augusto de Oliveira.

O grupo olimpiense foi uma das 14 alas que encerrou o desfile, depois da passagem do quinto e último carro alegórico mostrado pela escola e representou danças pesquisadas pelo idealizador do Festival do Folclore, professor José Sant’anna e a professora Maria Aparecida "Cidinha" de Araújo Manzolli.

O grupo levou para São Paulo as manifestações folclóricas: Café, Cana Verde de Passagem, Quadrilha (as três pesquisadas no Estado de São Paulo) e a dança do Tamboril, que representa o folclore mineiro.

O carnavalesco da escola foi integrante do extinto Grupo do Sesi, de Fortaleza e participou do Fefol quando o grupo veio a Olímpia pela primeira vez e o evento ainda era realizado nas Praças da Matriz de São João Batista e Rui Barbosa.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas