19 de fevereiro | 2012

OSCIP contratada para assumir UPA faz treinamento na S. Casa

Compartilhe:
 
A OSCIP (Organização de Sociedade Civil de Interesse Público) de Araçatuba, Instituto de Gestão de Projetos da Noroeste Paulista (Gepron), contratada pelo prefeito Eugênio José Zuliani para assumir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), está atuando no pronto socorro da Santa Casa de Olímpia, até como forma de fazer uma espécie de treinamento e obter conhecimento de como funcionam a urgência e emergência na cidade.


A informação foi passada na manhã desta sexta-feira, dia 17, pelo médico Nilton Roberto Martines, durante entrevista que concedeu para explicar os motivos que o levaram a assumir também a direção clínica da Santa Casa.


Martinez explicou que achou interessante a OSCIP, que está contratando os médicos que atuarão na UPA, estar fazendo um teste inicial no pronto socorro do hospital “para apararem-se as arestas, ver as dificuldades e entender o que se passa no município, para que a UPA comece a todo vapor e sem os erros naturais que podem acontecer”.


“Então, é isso que está acontecendo hoje. O pessoal que esta contratando os médicos da UPA está fazendo uma “avant-première” na Santa Casa, conhecendo e vendo o tipo de atendimento para poder se adequar melhor para assumir a UPA”, acrescentou.


Avisa o novo diretor clínico da Santa Casa que embora oficialmente a cidade tenha aproximadamente 50 mil habitantes e aparentemente tenha um pronto socorro simples, na verdade não é bem isso que acontece. “Ao contrário, são quase 150 mil habitantes, claro que levando em consideração também o grande número de turistas”.


Literalmente a OSCIP está substituindo a Comed (Cooperativa de Médicos), de Sertãozinho, que vinha prestando serviços ao pronto socorro até pouco tempo atrás. Alias, Martinez não deixou de tecer críticas à atuação da cooperativa que, segundo ele, em muitas ocasiões deixou a Santa Casa na mão, ou seja, sem um plantonista sequer para atender no pronto socorro.


Além disso, segundo ele, havia reclamações de que a cooperativa mandava alguns médicos que não estavam qualificados para o atendimento de pronto socorro. “Embora fossem médicos bons em suas especialidades não estavam qualificados para o pronto socorro e nós já tínhamos alertado isso para a Comed”, explicou.


Sobre a nova situação Martinez contou que manteve contato com a OSCIP e explicou que se trata de um pronto socorro de média a alta complexidade e que eles têm de contratar médicos mais qualificados para atender no pronto socorro.


“O médico tem que estar muito bem preparado e eu disse a eles para me apresentar os nomes dos médicos. Vou procurar fazer uma entrevista pessoal com cada um deles e conhecer sua qualificação (enquanto o pronto socorro estiver na Santa Casa). Se achar que não tem a qualificação vou comunicar tanto o provedor quanto a empresa e dizer: olha esse médico, poder ser médico, pode ser um ótimo especialista, mas não tem experiência suficiente para assumir o pronto socorro e pedir para que substitua por um outro que esteja a altura”, explicou.


Caso contrário, diz, que vai imediatamente colocar o nome desse médico para o provedor como não sendo o ideal e dar conhecimento ao Ministério Público e ao Conselho Regional de Medicina. “Ai as atitudes fogem das minhas responsabilidades”, disse.



Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas