25 de novembro | 2012

Para ENEM aluno de Olímpia sabe mais de ciências do que matemática e português

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O resultado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) divulgado na quinta-feira desta semana, dia 22, pelo Ministério da Educação, demonstra que o aluno olimpiense está deixando as escolas sabendo mais sobre ciências humanas do que de matemática e língua português.

Por outro lado, a matéria que teriam maior dificuldade é ciências da natureza. Mas de maneira geral, expõe que são bons na elaboração de textos. Além disso, mostra também que as escolas da rede pública estão perdendo para as da rede particular.

De acordo com as notas apuradas, os alunos obtiveram as seguintes médias: ciências da natureza (487,26), ciências humanas (537,63), matemática (518,86), linguagem e código – português (512,01) e redação (579,19).

Entretanto, não foram em todas as escolas que os alunos participaram da prova de redação. Isso ocorreu com a Alzira Tonelli Zaccarelli (COHAB III), Dr. Eloi Lopes Ferraz (Baguaçu) e Comen­dador Francisco Bernardes Ferreira (Ribeiro dos Santos).

Aliás, tanto a escola de Baguaçu, quanto de Ribeiro dos Santos, não se sabe o porquê, mas provavelmente por causa do baixo índice de participação de alunos, ou seja, respectivamente dois e três, ficaram sem nenhuma média.

Os resultados das escolas estão divididos em quatro grupos, de acordo com a participação dos alunos. No grupo um aparecem as que tiveram participações entre 75% e 100%; no dois entre 50% e 74,9%; no três entre 25% e 49,9%; e no quatro entre 2% e 24,9%.

A melhor nota local foi do Centro Educacional de Olímpia – Unidade I (Colégio Objetivo), cuja participação foi de 86,7% de seus alunos, tirou a média de 654,3 e ocupa inclusive a 43.ª colocação entre as 50 melhores da região noroeste. Seu índice de participação foi de 86,7%.

Embora com índice de participação maior (89,3%), em segundo lugar aparece o Colégio Eduvale com a média 585,08, que é seguida pela Escola Dona Anita Costa que obteve média 552,95. Junto com o Colégio Objetivo, elas aparecem no grupo um.

A única escola que aparece na relação referente ao grupo dois é a Dr. Antônio Augusto Reis Neves, que teve 53% de participação de seus alunos. Essa escola obteve média 490,98, mas aparece nesse grupo, o que demonstraria eventualmente a importância da presença dos alunos para a elaboração do resultado final.

Isso porque as escolas que aparecem no grupo três, que tiveram participações menores de seus alunos, todas obtiveram médias maiores que a Dr. Antônio Augusto Reis Neves, cujo índice de participação de alunos foi de 52%.

Um exemplo é a Dr. Wilquem Manoel Neves que obteve média 540,13, mas com índice de participação de 32,3%, que aparece no terceiro grupo, abaixo da Reis Neves.

Mesma situação se verifica para a Dalva Vieira Ittavo, que ficou com média 535,1 e participação de 35,3%; a escola Maria Ubaldina de Barros Furquim com média 520,8 e índice de participação de 30,4%; e Capitão Narciso Bertolino que obteve a média 299,51 e índice 34,2% de participação de seus alunos.

O ENEM foi criado em 1998 pelo MEC para avaliar habilidades e competências dos estudantes que estão no final do ensino médio, mas a partir de 2009 foi refor­mulado e passou a ser usado como processo seletivo para universidades. As escolas têm até 30 dias para recorrer das notas obtidas.

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