22 de agosto | 2021

Pasto do Maranata pega fogo novamente e bombeiros levam 5 horas para controlar

Compartilhe:

 

ENGOLINDO MAIS FUMAÇA!
Fogo consumiu novamente uma área intensa do local. Os bombeiros tiveram que se preocupar com as residências próximas ao local e com matas ciliares.


Pouco mais de duas semanas em que um incêndio queimou aproximadamente 30 mil metros de pastagens no Jardim Maranata (próximo à Cohab III), os bombeiros tiveram que ficar mais uma vez, por quase 5 horas trabalhando intensamente para controlar o fogo que consumiu novamente uma área extensa no mesmo local.

Segundo o sargento Marcos, do Corpo de Bombeiros de Olímpia, no início da noite de quinta-feira, 19, mais uma vez um incêndio ocorreu no jardim Maranata e os bombeiros foram mobilizados e tiveram que contar com o apoio de caminhões de prefeitura e das usinas da região.

O sargento explicou que a preocupação da equipe era proteger as residências próximas e matas ciliares. “Foi preciso até de se utilizar da técnica de incêndio controlado para proteger alguns pontos mais importantes, mas o resto queimou tudo”, afirmou.

De acordo com o sargento, os meses de julho e agosto são os que mais ocorrem incêndios por causa do efeito climático, muito tempo sem chover. Esse ano potencializou devido as geadas que criaram muita vegetação seca.

Ele alerta a população para não colocar fogo em lixo, pois por causa das condições de muita seca, é muito fácil perder o controle e o fogo se alastrar para locais de vegetação.

Comenta ainda que o que mais prevalece são os incêndios em pastagem, matas e canaviais, mas que há muitos chamados para controlar fogo tanto na área urbana, quanto na área rural.

“Nessa época do ano é importante que as pessoas não coloquem fogo em lixo, não joguem bitucas de cigarro pelas janelas dos carros, pois o tempo está seco e a umidade baixa e em qualquer foco de incêndio rapidamente o fogo se alastra, e se for uma área muito grande é difícil controlar. A conscientização é muito importante”, afirma.

E conclui: “A fumaça da queimada atrapalha muito as pessoas que tem problemas respiratórios. As pessoas saudáveis já ficam mal, imagina quem já tem algum tipo de problema pré-existentes”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas