13 de dezembro | 2009

Pedido decidido após liquidação pelo Bacen

Compartilhe:

O requerimento da falência da Cooperativa de Crédito Popular de Olímpia foi decidido mais de um ano após a determinação de liquidação extrajudicial da instituição financeira, pelo Banco Central (Bacen). De acordo com o então liquidante nomeado pelo Bacen para avaliar a situação da instituição financeira, Jorge Ka­was­saki, o pedido foi realizado porque a Cooperativa de Crédito não tinha condições de pagar metade da dívida de cerca de R$ 4 milhões aos credores. Kawassaki, relatava, na oportunidade, que o valor que a Cooperativa tinha a receber era superior à dívida com os credores.

A crise da cooperativa de crédito foi considerada resultado de má gestão administrativa e da realização de operações de crédito arriscadas, que concentraram na mão de 27 pessoas uma parte elevada dos depósitos de mais de 3,6 mil cooperados.

A inadimplência dos beneficiados com os empréstimos teria causado a insolvência da instituição. Calcula-se que em março de 2003 a cooperativa teria de injetar cerca de R$ 1,2 milhão para reverter a situação.

FECHAMENTO

Foi no dia 31 de maio de 2007, o último dia de atendimento ao público na Cooperativa de Crédito Popular de Olímpia, no endereço onde funcionava a agência da instituição financeira, que se encontrava em liquidação extrajudicial pelo Banco Central (Bacen). O comunicado foi divulgado pelo liquidante, Valdor Faccio, alegando que a grave situação financeira da entidade, o elevado custo para manter o funcionamento e ainda as necessidades de otimização das despesas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas