09 de julho | 2017

PMO está cumprindo oito determinações judiciais para tratamento contra drogas

Compartilhe:

Da redação e assessoria
De acordo com a divisão de Planejamento, da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente a Prefeitura de Olímpia está custeando oito casos de determinações judiciais para tratamento contra as drogas químicas. São seis casos masculinos e dois femininos. Deste total, uma ainda está em processo de contratação da clínica. Essas internações vêm desde 2016 e somente neste ano de 2017 foram 3 ordens judiciais. As internações têm duração de 6 meses e que pode ser estendida por mais 3 meses.

Mas é uma situação pre­ocupante, porque, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor da Saúde Mental, a informação é que de janeiro até agora cerca de 20 pessoas, com dependência química, passaram por consulta no setor.

No entanto, esse número não é exato, pois muitos não aderem ao tratamento ou começam e aban­­do­nam ao tratamento antes de concluí-lo. Olímpia oferece aos pacientes acompanhamentos psicológico e psiquiá­trico.O município também tem parceria com o AME – Ambulatório Médico de Especialidades, de São José do Rio Preto. Por isso, todas as segundas-feiras, às 17 horas, uma van leva até a cidade vizinha, entre 5 e 10 pacientes.

Lá, eles têm acompanhamento psiquiátrico. O AME ainda faz uma avaliação e, se o paciente estiver apto para a internação, eles realizam o encaminhamento em conjunto com a secretaria de Saúde de Olímpia.

Também de acordo com a divisão de Planejamento, da Secretaria de Saúde, as internações têm duração de 6 meses e que pode ser estendida por mais 3 meses.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Já com relação à secretaria municipal de Assistência Social, no próximo mês será reativado o Conselho Municipal Antidro­gas.

Mas no município também há atendimentos voltados às pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas como o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que de janeiro até maio atendeu 16 pessoas, com acompanhamento, orientação e/ou internação; parcerias com as entidades, Renascer e NA – Narcóticos Anônimos, que desenvolvem ações de enfrenta­mento a dependência de drogas lícitas e ilícitas. Além disso, também consta que a secretaria ainda intermediou 16 inter­nações de pessoas de ambos os sexos.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas