03 de maio | 2022
Polícia Militar realiza palestra nas escolas municipais contra o abuso sexual infantil
A Polícia Militar tem desenvolvido um importante trabalho junto aos alunos do Ensino Fundamental I da rede municipal da Estância Turística de Olímpia, no combate ao abuso sexual infantil.


Nas palestras com abordagem e foco na conscientização dos perigos que as crianças podem encontrar a sua volta, os alunos do 1º ao 4º ano, recebem orientação do Disque 100, canal do disque denúncia, que inclusive passou a ser divulgado no livro integrado da rede municipal, e informações que ajudam a entender, de forma lúdica, o que é abuso e o que é carinho. O objetivo é instruir as crianças a interpretar e denunciar situações suspeitas. A conscientização é feita também aos alunos do 5º ano que participam do Proerd.
Um estudo recente da Polícia Militar no Estado apresentou que a característica mais presente nos crimes de estupro é o estupro de vulnerável, praticado em grande parte por membros da própria família ou de convívio próximo à vítima.
Até o momento, as escolas EMEB Profº. José Sant Anna (no distrito de Ribeiro dos Santos), EMEB Joaquim Miguel dos Santos, EMEB Theodomiro da Silva Melo, EMEB Dona Luiza Seno de Oliveira e EMEB Santo Seno, já receberam o instrutor, contemplando mais de 1.700 alunos. Durante a conscientização, também é exibido um vídeo educativo ensinando a identificar os abusos. O projeto de palestras aborda o tema do abuso sexual infantil e do ‘brincar’ é muito melhor.
Segundo o Cabo Beltramello, o primeiro passo é a conscientização da criança como base de proteção. “Ao passar as orientações, o policial consegue educar, informar e trabalhar com estratégias que estimulam as denúncias”, destacou.
Com a iniciativa, a Polícia Militar espera promover o alerta e alcançar resultados positivos, compondo uma rede de pessoas preparadas para agir e lidar com o abuso infantil, quebrando o silêncio e reduzindo os índices com o auxílio das autoridades.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!






