12 de abril | 2015

Ponto eletrônico para médicos exigido por MPF pode piorar ainda mais saúde que já está péssima

Compartilhe:

A implantação do sistema de ponto eletrônico para mé­­dicos da Secretaria Municipal da Saúde, que está sen­do exi­gida pelo Ministério Público Federal (MPF), de São José do Rio Preto, poderá piorar ainda mais a qualidade do atendimento a pacientes nas unidades de saúde de Olímpia, que já po­de ser considerada péssima. A exigência do cumprimento da jornada de trabalho já fez com que houvesse demissão em massa da categoria.

Se realmente isso acontecer o que já é bastante comum, ou seja, ouvir reclamações da falta de médicos na rede de saúde pública local, inclusive com a falta de profissionais de algumas especialidades, agora com essa medida outros profissionais poderão deixar a rede.

Por exemplo, a falta de médico urologista na rede para atender as necessidades da população é uma situação que já incomoda desde o mês de novembro de 2014, gerando muitas reclamações.

Agora, embora curiosamente a informação não tenha sido divulgada anteriormente como foi em relação a outras localidades, sabe-se que o MP­F recomentou que os médicos da Prefeitura Mu­nicipal de Olímpia passem a picar cartão de ponto.

Para tanto, segundo a secretária Silvia Elizabeth Forti Storti, será instalado o ponto eletrônico para fiscalizar o horário de trabalho dos funcionários da Secretaria Municipal da Saúde, inclusive os profissionais médicos.

DEBANDADA EM MASSA

Embora não acreditando em uma debandada em massa, a secretária está acreditando que haverá demissões prin­­cipalmente de profissionais médicos, após a implantação do cartão de ponto.

Entretanto, ao falar da possibilidade ela sempre reforça que se trata de uma recomendação do Ministério Público Federal de São José do Rio Preto, que atinge também outros municípios.

Cobrar o cumprimento de horários dos médicos da rede municipal de saúde é uma questão que vem desde a campanha eleitoral do primeiro mandato do prefeito Eugênio José Zuliani.

A promessa do candidato se transformou em ameaça e resultou na saída de 25 médicos que não aceitaram picar cartão e pediram demissão em 2010.

“Em 2010 tivemos uma denúncia que os médicos não estavam cumprindo os horários. Demos uma ordem para todos cumprirem, mas 25 pediram demissão no outro dia”, afirmou o prefeito em outubro de 2013 para moradores do Jardim Santa Ifigênia, na zona norte, que reclamavam da falta de médicos no bairro.

MPF recomenda que médicos da PMO passem a picar cartão

Da redação e assessoria

Embora curiosamente a informação não tenha sido di­vulgada anteriormente co­mo foi em relação a outras localidades, agora se sabe que o Ministério Público Federal (M­PF), de São José do Rio Pre­to, recomendou que os médicos da Prefeitura Municipal de Olímpia passem a picar cartão de ponto. Para tanto, será instalado o ponto eletrônico para fiscalizar o horário de trabalho dos funcionários da Secretaria Municipal da Saúde, inclusive os profissionais médicos.

A essa conclusão se pode chegar a partir da informação da instalação do sistema di­vul­gada nesta semana que, inclusive, poderá desagradar principalmente a categoria dos médicos.

No entanto, trata-se de u­ma medida que vem sendo adotada nas demais secretarias e que a Secretaria da Saúde será a próxima a receber os equipamentos.

Em nota oficial, a secretária Silvia Elisabeth Forti Storti diz que a adoção da medida não é apenas uma decisão do prefeito Eugênio José Zuliani, mas também, “atendendo u­ma recomendação do Ministério Público Federal”.

“Eu estou tendo o cuidado de conversar pessoalmente, para evitar problemas, com os profissionais não só Médicos, mas Dentistas, Fisioterapeutas, Assistente Social, etc. Estou recebendo todos os servidores que tenham dúvidas e explicando, fazendo reuniões, explicando. Trata-se de uma situação que não é só nossa, mas vamos ter que nos adequarmos ao ponto eletrônico”, relatou Silvia Forti, garantindo que o sistema será implantado “para todos, em todas as Unidades, em todos os setores”.

De acordo com Silvia Forti, a sede da Secretaria de Saúde (prédio da Beneficência Portuguesa) já está equipada com o ponto eletrônico, assim como a Unidade de Pronto A­tendimento (UPA).

A partir de agora o sistema está sendo instalado nas outras Unidades, conforme o cronograma do Departamento de Pessoal. “O que eles me colocaram é que no mês de abril o ponto eletrônico estará instalado em todas as Unidades”, adianta.

TODA REGIÃO

Recentemente, o MPF recomendou às prefeituras de Gua­raci e Severínia, que pas­sem a controlar a jornada de trabalho de médicos e dentistas com o ponto eletrônico. A recomendação feita pelo procurador Rodrigo Bernardo se estende a mais 13 cidades da região.

Consta que a recomendação é motivada pelas reclamações constantes que o MPF vem recebendo de atrasos e faltas desses profissionais e os transtornos que isso provoca no atendimento à população.
Na oportunidade, o nome de Olímpia não aparecida na lista divulgada. Além de Guaraci e Severínia, a recomendação chegou também às prefeituras de Adolfo, Bady Bassitt, Cosmorama, Irapuã, Magda, Mirassol Monte Aprazível, Nipoã, Novo Horizonte, Palestina, Tanabi, Ubarana e Va­len­tim Gentil.

Além da obri­gatoriedade do ponto eletrônico, o procurador recomendou a colocação de quadros informativos com os nomes de todos os médicos e dentistas em exercício naquele dia, horário de início e término de jornada, nas salas de recepção das unidades básicas de saúde. Esses mes­mos dados também devem ser publicados na internet. As prefeituras terão que fornecer ainda uma certidão aos usuários do Sistema Único de Saúde (SU­S) que não forem atendidos. Neste documento deve constar o nome do paciente, a unidade de saúde procurada, data, hora e motivo de recusa do atendimento.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas