26 de julho | 2009

Prefeito anuncia 180 vagas em escola profissionalizante estadual

Compartilhe:

 

 Além de alguns cursos profissionalizantes específicos, como no caso do setor de hotelaria, o prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, anunciou na manhã da quarta-feira, dia 22, a primeira Escola Estadual Técnica (Etec), com 180 vagas do Ensino Médio, na cidade de Olímpia. Trata-se de um investimento que vai suprir as necessidades de alunos que diariamente têm que se deslocar para as cidades de Barretos e São José do Rio Preto.

"Chega de Olímpia passar vergonha, tendo de pagar transporte para que seus jovens estudem nas Escolas Estaduais Técnicas de Barretos ou de São José do Rio Preto. Agora, Olímpia terá a sua ETEC, com 180 vagas iniciais para o ensino do 1º ao 3º colegiais profissionalizantes, sem contar os cursos que serão realizados por menor tempo, em outros períodos", comentou durante uma entrevista que concedeu a uma emissora de rádio da cidade.

A escola será instalada na área da antiga Delegacia de Ensino, no Jardim Vila Nova, localizada atrás da Escola Estadual Antônio Augusto Reis Neves, zona sul da cidade de Olímpia, a um quarteirão de distância avenida Dr. Andrade e Silva.

De acordo com a informação da assessoria de imprensa da prefeitura, o governador José Serra assinou o convênio na tarde da quinta-feira, dia 23.

Além disso, a prefeitura tem parcerias com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e o Centro Paula Souza – Etec Coronel Raphael Brandão, oferecendo o Programa Estadual de Qualificação (PEQ), cujos cursos serão realizados no segundo semestre de 2009.

São cursos de profissionalização para pessoas com idade entre 20 a 59 anos de idade, e que tenham, pelo menos, o curso fundamental completo, o equivalente ao antigo primário ou o ginasial.

Para ocupar uma vaga de emprego, mesmo aquela considerada ‘mais simples’, é preciso uma condição imprescindível, além do currículo e dos cursos de graduação escolar: a qualificação para determinada função.

Os primeiros, segundo informa a coordenadora Marlene Gotardo Castro, já vêm sendo realizados desde março, com três cursos de 200 horas de duração para instrumentista básico, mecânico de manutenção básica e torneiro mecânico básico. São 30 vagas que tiveram início em março e foram concluídas em maio, com aproveitamento de 24 alunos.

A segunda etapa iniciará no dia 10 de agosto, também com cursos de 200 horas, para soldador básico, torneiro mecânico básico e instrumentista. Serão 120 horas teóricas e 80 práticas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas