20 de setembro | 2015

Prefeito inaugura UBSF ao lado de “lixão” no Jardim São José

Compartilhe:

Da redação e assessoria

Numa clara demonstração da falta de cuidados com a saúde pública, no dia 3 de setembro o prefeito Eugênio José Zuliani inaugurou uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dr. Francisco Figueiredo Filho, ao lado de um terreno abandonado que está cheio de mato e restos de materiais de construções, que tem gerado preocupação de moradores em razão da grande quantidade de insetos e bichos peçonhentos, no Jardim São José, na zona sul de Olímpia.

A nova UBSF faz parte de um projeto desenvolvido pela secretária municipal da Saúde, Silvia Elizabeth Forti Storti, que conseguiu, junto aos governos Federal e Estadual, verbas no total de R$ 610 mil para adequação do prédio e requalificação da unidade. Os projetos foram inseridos com base no Programa de Requalificação de UBS, do Governo Federal e Programa Qualis UBS, do Governo do Estado de São Paulo.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Geninho Zuliani, do Vice-prefeito Luiz Gustavo Pimenta, da Secretária de Saúde, Silvia Forti Storti, e dos vereadores Luiz Antônio Moreira Salata, Cristina Reale e Leonardo Simões.

Participou também da cerimônia o filho do homenageado, Francisco Eduardo Arthur Figueiredo, acompanhado da esposa Maria Cristina Gonzales Figueiredo, e dos filhos Francisco e Carolina, além de secretários municipais, colaboradores da Saúde e convidados.

AMPLIAÇÃO

A UBSF passou por ampliação para se enquadrar no porte 2, com no mínimo três equipes de Estratégia de Saúde da Família. A nova área construída da Unidade, com acesso direto pela Avenida José Rodrigues da Silva, foi totalmente projetada para garantir um bom atendimento ao usuário.

Na unidade estão disponíveis seis consultórios médicos, consultório de enfermagem, consultórios odontológicos para adultos e outro para bebês, uma sala com banheiro para os ginecologistas, sala de vacinas, sala de reuniões para as equipes de estratégia e salão para realização de grupos de orientação e trabalho, como os de gestantes, tabagismo e terceira idade, entre outros setores.

A secretária Silvia Forti Storti disse que tudo ali foi pensado nos mínimos detalhes para que a população do Jardim São José tenha orgulho de entrar num ambiente onde se sinta privilegiada e possa receber atendimento digno e de qualidade.

“A Saúde não é feita somente pelo secretário ou pelo prefeito. É feita também por todos os profissionais deste setor e pelos usuários, que serão ouvidos sempre, para que os resultados sejam os melhores possíveis”, disse a secretária, elogiando o prefeito por ser “arrojado, corajoso e criativo, com a cabeça voltada à qualidade no atendimento, com o máximo de estrutura possível”, reforçou.

O prefeito disse estar muito orgulhoso com a inauguração do que chama a nova unidade. “Eu digo nova unidade porque, apesar do terreno ser o mesmo ela foi construída e hoje está de frente para a Avenida José Rodrigues da Silva, está bem mais visível para a população do bairro, muito mais aconchegante, muito mais acolhedora”.

“Trata-se de uma obra nova, com equipamentos de última geração para dar qualidade de atendimento ao público. São investimentos que nós buscamos por meio de projetos, com o ‘empurrão’ político do nosso deputado Rodrigo Garcia, com apoio da Câmara Municipal na aprovação desses convênios”, complementou.

INVESTIMENTOS

O prefeito falou também do investimento feito pelo município na Saúde que, constitucionalmente deveria ser de 15% do orçamento, mas que aplica de 23% a 24%. A Saúde em Olímpia possui um quadro de 450 profissionais, entre médicos – mais de 70, enfermeiros, agentes comunitários, técnicos, farmacêuticos.

O prefeito aproveitou a oportunidade e falou também da implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que hoje atende quase sete mil pacientes por mês e também do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

“A Estratégia de Saúde da Família, que não tinha antes, hoje é uma realidade. Quero parabenizar a toda equipe de Saúde, desde médicos até os profissionais da limpeza que facilitam a vida das pessoas, que atendem com carinho; os dentistas, que também têm feito um trabalho brilhante na rede. Quero parabenizar a Silvia pelo seu maravilhoso trabalho. Tenho muita tranquilidade em ter você como secretária de Saúde. Estendo aqui meus cumprimentos a todos os meus secretários e toda a minha equipe. E finalmente cumprimentar o Francisco e sua esposa, e agradecer a todos pela presença”, concluiu.

Terreno sujo ao lado de UBSF foi
mostrado por esta Folha em agosto

Como se recorda, em meados do mês de agosto próximo passado, uma reportagem publicada por esta Folha da Região mostrava o terreno abandonado, que estava ficando cheio de mato e entulho – restos de construção – encravado ao lado de uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dr. Francisco Figueiredo Filho, que já estava e continua preocupando os moradores do Jardim São José, na zona sul de Olímpia.

De acordo com algumas reclamações que chegaram até a redação do jornal naquela oportunidade, em razão desse abandono o local já se transformou em criadouro de animais e bichos peçonhentos.
Um dos moradores que procurou a reportagem, que prefere não ser identificado, contava que recentemente um rato de grande porte chegou a invadir sua residência que também é bastante próxima des­se mesmo terreno.
Quer dizer, não bastasse a falta de remédios, de materiais básicos de higiene, falta de atendimentos em certas especialidades e a demora para marcar exames, o abandono de obras onde deixam muitas pessoas sem atendimento, obrigando as pessoas carentes se locomo­ve­rem até outros bairros para marcar consultas, agora os usuários e funcionários da recém-inaugurada UBSF da São José tem que enfrentar um outro pro­blema.

O terreno baldio está localizado na Avenida Júlio Ferrante, número 439, cujo muro faz fundo ao anexo da UBS. No local há muitos entulhos provenientes de desmanche de um imóvel que existia ali e, não bastasse o entulho há também muito mato, onde serve de criadouro de ratos, es­corpiões e mosquito da dengue.

Segundo informações de moradores que não quiseram se identificar e nem gravar entrevistas, o terreno está abandonado há mais de um ano.

Disseram também que já chegaram a fazer reclamação do estado de abandono, mas que até o momento não foram atendidos.

Na calçada desse terreno existe uma placa de anúncio da nova obra que corre o risco de cair sobre a cabeça de transeuntes, já que a mesma está parcialmente tombada e demonstrando riscos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas