07 de setembro | 2014

Prefeito prometeu alugar casa e ajuda integral à família de bebê com 37% do corpo queimado

Compartilhe:

DA REDAÇÃO COM DIÁRIO DA REGIÃO

O prefeito Eugênio José Zuliani e a secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Cláudia Casseb Finato Zu­liani, prometeram às comerciantes Bruna Arantes e Driele Cassilhas que deverão além de alugar uma casa para família, dar ajuda integral para que o bebê de João Eduardo, de um ano e sete meses, que teve 37% do corpo queimado com água quente, possa se recuperar quando re­tor­nar a Olímpia.

A campanha de arrecadação de leite e fraldas para o bebê João Eduardo, de um ano e sete meses, que tem 37% do corpo com queimaduras de segundo grau, chegou às redes sociais e em pouco mais de uma semana teve quase dois mil compartilhamentos.

A campanha tomou proporções que nem mesmo os or­ga­nizadores imaginavam, já que em poucos dias doações começaram a surgir de toda região, inclusive de e Ca­tanduva, onde o bebê está internado há mais de 30 dias na Unidade de Queimados do Hospital Padre Albino.

A comerciante Bruna Arantes de 26 anos foi a responsável pela divulgação da foto com mais de mil compartilhamentos. Ela con­ta que viu no Facebook de uma moradora da cidade a situação e resolveu colaborar com a família, moradora de Olímpia. “Tenho uma filha de dois anos e quatro meses e é impossível não se sensibilizar com a história. O rostinho de João E­du­ardo é bem parecido com o da minha filha. Então, coloquei na minha página, marquei alguns amigos para ajudar e a campanha tomou u­ma proporção muito maior do que esperava”, afirma Bruna.

À medida em que a campanha foi ganhando proporção, Bruna entrou em contato direto com o pai da criança, Joou Marcos dos Santos, de 30 anos, que é quem acompanha João Eduardo no hospital desde o acidente. A mulher dele, Samara Cristina Cristópoles dos Santos, de 22 anos, é surda-muda, está grávida de oito meses e não pode acompanhar o filho. Eles também são pais de uma menina de quatro anos.

QUESTÃO DE SEGUNDOS

Santos diz que o acidente com o filho ocorreu rapidamente. “Minha esposa estava lavando louças. Eu estava brincando com o João Eduardo na sala e fui ao banheiro. Acredito que ele pegou a vassoura e foi até a cozinha e, brincando, atingiu o cabo da panela com á­gua quente, que caiu em cima de­le”.

“Quando voltei vi minha mulher desesperada, tentando lavar o be­bê com água em temperatura ambiente. Levamos o João até a Unidade de Pronto Atendimento de Olímpia e quando chegamos lá vi que toda sua pele ficou colada na minha camiseta”, diz o pai. Santos relata que não sabia da campanha até Bruna procurá-lo. “Ela é um anjo nas nossas vidas, ainda mais agora que estou desempregado. Perdi o emprego devido à quantidade de dias em que não fui trabalhar e a empresa não aceitou meu atestado. Pago aluguel, tenho mais uma filha que está para nascer. A ajuda dela e dos amigos dela é muito bem-vinda. Graças a Deus ainda existem pessoas solidárias”, afirma.

O bebê está entrando na segunda etapa do tratamento, que, segundo Santos, é a mais demorada. “Agora ele vai começar a se alimentar normalmente e tomar antibióticos, para depois passar por raspagem em partes do corpo queimadas, como no pescoço e no bumbum, que foram mais atingidas”, diz Santos.

Segundo o Hospital Padre Al­bino, o bebê deu entrada na Unidade de Tratamento para Queimados no dia 3 de agosto, com 37% da área do corpo com queimaduras de 2º grau no tórax, membros superiores e inferiores. “ Ele se encontra consciente e orientado e está internado na enfermaria para cuidados médicos. O hospital está dando todo o suporte médico e assistencial para a criança”, informa o comunicado do hospital.

PROPORÇÕES REGIONAIS

A campanha que começou no dia 25 de agosto, hoje, além das doações, conta com várias pessoas ajudando diretamente. Bru­­na destaca em Olímpia a também comerciante Driele Cas­­silhas e a vendedora Moni­que Cobacho que entraram de cabeça na campanha.

Em Catanduva a comerciante olimpiense destaca o trabalho de sua amiga no facebook de nome Daniela que, além de estar angariando doações em um ponto que disponibilizou naquela cidade, também está ajudando o pai da criança na coleta de doações que estão chegando no próprio hospital que fica naquela cidade.

Bruna afirmou esta semana que João Eduardo deve passar por u­ma cirurgia de enxerto na região lombar na terça-feira, 9, e ainda por vários outros procedimentos até receber alta, mas está se recuperando e em breve deverá re­tor­nar para Olímpia.

Pensando nisso, ela e Driele estiveram com o prefeito na sexta-feira, em reunião conseguida por Ju­randir Durrula, a pedido de Driele e foram atendidos pelo prefeito que prometeu incluir a família num programa que prevê o pagamento de aluguel de casa por um período de seis a oi­to meses e, a­pós conversar por telefone com sua esposa e secretária da Assistência Social, explicou que esta vai a­com­panhar de perto o caso da família de João, ajudando no que for necessário para a sua pronta recuperação.

PONTO DE COLETA

Um dos pontos de coleta para quem quiser ajudar o João Eduardo é na Rua David de Oliveira, 1259. Também podem ser feitas doações diretamente para o pai dele, no Hospital Padre Albino.

No entanto, Bruna avisa que não aceita doações em dinheiro e pede que quem quiser fazê-lo é preciso depositar diretamente na conta do pai de João Eduardo, o tratorista Joou Marcos dos Santos, no Banco do Brasil, a­gên­cia 0165-1, conta corrente n.º 17157-3.

Bruna agradece de coração, em nome da criança e sua família, todas as doações que foram feitas até aqui, e fica emocionada ao contar que até várias pessoas humildes foram até seu estabelecimento comercial entregar fraldas e alimentos.

A comerciante destaca ainda que o produtor musical Danilo Wi­ziack, da Banda Nô, e o cantor Wes­ley Mattos, estão tentando viabilizar um show com cantores olimpienses para angariar fundos para ser utilizado na compra de todo o material que for necessário para que o bebê consiga sua recuperação aqui em Olímpia.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas