15 de abril | 2014

Prefeito reajusta valor da CIP em 20% acima da inflação

Compartilhe:

Demonstrando mais uma vez que, ao contrário do que tem a pagar, quando pensa em arrecadar o prefeito Eugênio José Zuliani não titubeia. Desta feita ele reajustou o valor da Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (CIP), que é cobrada nas contas de consumo de energia elétrica emitidas pela CPFL Paulista, em quase 7,1%, ou seja, aproximadamente 20% acima da inflação oficial apurada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

De acordo com o que a reportagem da Folha da Região apurou, o IPCA, que foi apurado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2013 foi de 5,91%. No entanto, o reajuste aplicado para a CIP foi de 7,096%, segundo cálculos feitos pela reportagem.

Portanto, de acordo com o Decreto número 5.714, do dia 11 de abril de 2014, publicado na IOM (Imprensa Oficial do Município) no sábado, dia 12, os valores da CIP, seja para consumidor residencial, industrial ou comercial, passou de R$ 6,20 para R$ 6,64.

Por outro lado, vale ressaltar que mesmo que se falasse em IPCA acumulado até março de 2014, o reajuste também seria superior, uma vez que, segundo o que foi apurado pela reportagem da Folha da Região, em site específico na Internet, a inflação dos três primeiros meses do ano totaliza 6,15%.

De acordo com o decreto publicado pelo prefeito a medida foi adotada após recebimento de ofício da diretoria do Escritório de Captação de Recursos e da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Gestão Ambiental.

Como se sabe, a CIP foi instituída pelo ex-prefeito Luiz Fernando Carneiro, em lugar da antiga Taxa de Iluminação Pública (TIP), proibida pela justiça de ser cobrada.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas