02 de maio | 2020

Prefeitura anuncia Festival do Folclore “Digital” para manter a tradição em tempos de pandemia

Compartilhe:

CULTURA NA NET!       Festival será realizado nas praças centrais com grupos de Olímpia e transmitido pela internet.
 

Município poderá ter custo zero com a realização do Festival Virtual.

DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA

Diante da pandemia da Co­vi­d-19 (Coronavírus), que tem mudado a rotina da população e das atividades em to­do o mundo, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia resolveu na quinta-feira a­nun­ciar a realização do Festival do Folclore 2020 no formato digital.

O evento, considerado um dos maiores encontros da cultura popular brasileira, deverá este ano mesclar a­presentações presenciais de grupos folclóricos e pa­ra­fol­clóricos de Olímpia, com exibição de filmagens de grupos de todo o Brasil.

Outra mudança é a realização nas praças centrais da cidade com participação do público e barracas de entidades assistenciais respeitando as medidas de distan­ciamento e outras preconizadas pelo Ministério da Sa­úde, dependendo do estágio que estiver o nível de contaminação da Covi­d-19 quando o evento for realizado, entre 08 e 16 de agosto.

DETALHES PODERÃO SER ALTERADOS ATÉ A DATA DA REALIZAÇÃO DE ACORDO COM A SITUA­ÇÃO DA PANDEMIA.

O anúncio da mudança foi feito pelo prefeito Fernando Cu­nha, na quarta-feira, 29, após reunião com o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Beto Puttini, cuja pasta é uma das principais responsáveis pela organização do evento.

No pronunciamento, o prefeito explicou que o município tem acompanhado a situação da pandemia em todo o país, tendo em vista que o Festival recebe grupos de diversos Estados, e estudado as medidas a serem adotadas, pensando, principalmente na proteção da saúde da população olim­piense, sem deixar de lado o compromisso da cidade com a tradição cultural, tendo em vista o título de Capital Nacional do Folclore.

“A lei que transformou O­lím­pia em Capital Nacional do Folclore nos traz responsabilidade de cultuar o folclore nacional, a autêntica cultura popular brasileira. Nós nunca deixamos de ter o festival, temos grupos que mantêm sua existência por causa do evento e esperam o ano inteiro pa­ra vir a Olímpia, mas o país to­do está sofrendo e, dentro do contexto da crise da Covid, nós estamos analisando e elaborando um projeto pra realização de um festival, nos moldes delineados pela crise da Covid”, declarou o prefeito.

APRESENTAÇÕES NA PRAÇA SERÃO DE GRUPOS OLIMPIENSES

“Nós temos que, em primeiro lugar, reservar que o Festival seja feito para a população de Olímpia e pela população de Olímpia. Por isso, este ano, nós não traremos grupos de fora, não atrairemos visitantes e turistas para nosso festival. Faremos, em grande parte, um festival digital, que se­rá transmitido para o Brasil inteiro, pela internet, para todos os Estados lembrarem que existe a Capital Nacional, que promove a cultura do país como um todo. Nossa i­deia é pedir filmagens dos grupos para reproduzirmos as apresentações online e mesclar com apresentações presenciais dos grupos apenas de Olím­pia, as Folias de Reis e Con­gadas, e os grupos parafol­clóricos, voltado para a população olimpiense e transmitido pela internet”, acrescentou.

Também de acordo com o anúncio, a data do festival per­maneceria a mesma, de 08 a 16 de agosto, estando em definição ainda os moldes da programação, com o cro­nograma das apresentações online e presenciais. Além disso, está em estudo a mudança do local, levando as atividades presenciais para a Praça da Matriz, ao invés do Recinto, uma vez que será um evento de pequeno porte físico, fo­cando na expansão do alcance digital. A proposta também prevê a não realização das pe­regrinações e do desfile de encerramento, bem como das atividades que envolvem as crianças da rede municipal, para não as expor a nenhum risco e considerando ainda que não haja uma data definida para o retorno das aulas.

BARRACAS DE INSTITUIÇÕES SOCIAIS E FILANTRÓPICAS SEGUINDO AS REGRAS QUE ESTIVEREM VIGENTES NA ÉPOCA

Outra questão que ainda es­tá em discussão é a de manter apenas as barracas das ins­tituições sociais e filantrópicas, que, caso haja interesse das entidades, as estruturas serão montadas pela Prefeitura, respeitando as condições de distan­cia­mento adequadas.

“Não teremos a movimentação e a grandiosidade da festa, mas faremos um festival essencialmente cultural. Esperamos que, com isso, a cidade cumpra com a nossa o­brigação de preservar a cultura nacional, o folclore nacional, e transmitir também para os grupos de todo o Brasil, u­ma mensagem de esperança, de que a vida continua. Sabemos que muitos locais estão sofrendo mais que nós com essa pandemia e nós queremos mandar essa mensagem, a de que nós continuaremos aqui promovendo a cultura do folclore nacional para o país todo e vamos esperá-los para o próximo ano, que Olímpia fará mais um festival grandioso como sempre fez, com a pre­sença dos Estados”, destacou o prefeito.

ECONOMIA DE RECURSOS

A mudança de formato na realização do Fefol 2020 tam­bém causará impactos nos recursos investidos, com grande economia para o mu­nicípio. Isso porque, enquanto o custo em anos anteriores, com toda a estrutura e acomodação dos grupos, gira em torno de 500 a 800 mil reais, incluindo repasses de patrocinadores, pa­ra este a­no, a previsão é de que o teto máximo de despesas esteja entre 50 e 100 mil.

É importante frisar ainda que o município já tinha aprovado, para 2020 um projeto do Proac – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – e que a intenção é captar recursos junto às empresas para o custeio do evento, uma vez que o programa é um incentivo fiscal à iniciativa privada, que pode reverter o pagamento de IC­MS em contribuição para projetos culturais. Com as busca de recursos, o objetivo é diminuir ou até zerar o dispêndio do município.

Por fim, o município destaca que, diante do cenário atual de incertezas, todas as ques­tões ainda estão sendo discutidas e estudadas e que, à medida que forem definidas, ao longo dos próximos 100 dias, serão amplamente divulgadas pelos canais oficiais para informação do público e da população.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas