28 de janeiro | 2007

Prefeitura atrasa carnês do IPTU e pode prejudicar contribuinte de baixa renda

Compartilhe:


A Prefeitura Municipal de Olímpia não está dando conta de concluir o processamento dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do exercício 2007 e deve, desta maneira, punir os contribuintes de baixa renda, que sempre optam pelo pagamento em parcelas.

Estes contribuintes, de acordo com o encarregado do Departamento de Tributos, Ademir Camioto, deverão pagar duas parcelas acumuladas, se os carnês forem entregues no mês de fevereiro.

A distribuição dos carnês aos contribuintes, segundo explicou em entrevista que concedeu à Rádio Difusora, ainda na semana passada, era para ser concluída até no máximo dia 10 de janeiro.

Camioto explica que pelo menos essa era a previsão que tinha com base nas informações das empresas, que prestam o serviços para o município, tanto da contratada para o processamento do recadastramento dos imóveis, quanto da encarregada da impressão dos carnês.

"Infelizmente houve contratempos na área de informática e a gente vai ter que se reposicionar. Nessa nova visão do tempo, a gente está delineando que teremos esses carnês emitidos provavelmente até o final do mês", comentou.

Porém, descartou qualquer possibilidade de haver novo parcelamento: "O contribuinte sabe que tem 12 prestações para pagar, então, aconselha que se faça a reserva desse valor, porque de qualquer forma vai ter que dar uma atropelada nas prestações, porque, num determinado mês, de fevereiro, vão ficar duas prestações, ou em março. A hora que tiver os carnês em mãos, a gente vai poder fazer um estudo de maneira que fique bom para a prefeitura e para o contribuinte".

Portanto, já é certo que vão acumular duas prestações, embora não sabe ainda em qual mês isso vai acontecer. Pior para quem terá valores alterados pelo cadastramento do imóvel realizado em 2005, que passará ser cobrado a partir deste ano. As parcelas vencidas serão prorrogadas sem cobrança de juros.

Ademir defende o acúmulo das parcelas vencidas, avaliando que seria pior fazer nova divisão do valor total em novo número de parcelas. Quem tiver endereços no cadastro receberão através do correio, quem tem apenas terrenos deve cadastrar endereço para correspondência.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas