12 de fevereiro | 2017

Prefeitura constata erro, manda refazer carnês da Taxa de Licença e adia vencimento da 1.ª parcela

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Da redação e assessoria
Depois de constatar um erro considerado grave, mesmo porque envolve a data, ou seja, confundindo o exercício de 2016 com 2017, a Prefeitura Municipal de Olímpia mandou a gráfica refazer os carnês de cobrança da Taxa de Licença e resolveu também adiar a data do vencimento da primeira parcela. Diversas reclamações chegaram ao conhecimento da secretária municipal de Finanças, Mary Brito Silveira, que verificou todos os cadastros de empresas do município e constatou que houve grave equívoco na impressão dos documentos.

Segundo a análise, o arquivo impresso pela gráfica refere-se à tarifa de 2016 e não de 2017 como havia sido enviado ao banco e conferido pela prefeitura. “Imaginamos, inicialmente, que se tratava de uma falha no sistema (arquivo corrompido). Porém, verificando nossos cadastros, constatamos que o arquivo impresso era de 2016, o qual nem deveria mais existir na base do Banco ou da Gráfica”, afirma a secretária Mary Brito Silveira.

Diante disso, a secretária de Finanças solicitou explicações ao Banco do Brasil, responsável pela emissão dos carnês e pela indicação dos serviços gráficos, para esclarecer o ocorrido e apurar as responsabilidades. A prefeitura também ressalta que houve atraso na entrega dos carnês devido à morosidade na impressão.

No entanto, para que o contribuinte não seja ainda mais prejudicado, a secretária de Finanças se comprometeu a providenciar a reimpressão dos boletos corretos da Taxa de Licença 2017, os quais serão novamente enviados aos munícipes.
Ainda devido a este fato, a data para pagamento da cota única com desconto ou da primeira parcela também foi adiado para o dia 24 de fevereiro de 2017, a fim de amenizar o transtorno.

No total, serão refeitos todos os 3.610 carnês já emitidos. A estimativa de arrecadação com as taxas é de cerca de R$ 1 milhão.

Em caso de dúvidas, o contribuinte pode procurar o setor de atendimento da prefeitura, na Rua Nove de Julho, 1054 – Centro.

Por outro lado, a gráfica assumiu a responsabilidade pelo equívoco ocorrido na emissão dos documentos e afirmou que vai arcar com os custos da reimpressão e da entrega dos novos boletos, não causando nenhum ônus aos cofres do município.

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