16 de setembro | 2007

Prêmio de Lurdinha Alessi foi obtido em principado da Europa

Compartilhe:

 

Diferentemente da informação oficial de que a premiação havia sido na Alemanha, o prêmio recebido pela artista plástica olimpiense, Lourdes Alessi, de 57 anos, "Lurdinha Alessi", com o quadro "Os Pintinhos", na verdade foi no Principado de Liechtenstein, localizado entre a Áustria e a Suíça.

O principado, do latim ‘principatu’, segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, é um substantivo masculino que significa Território ou Estado cujo soberano é um príncipe ou uma princesa.

O principado, localizado no centro da Europa, tem como capital a cidade de Vaduz e o alemão como língua oficial, embora seus habitantes usem também o alemão dialetal. O lema da nação é: "FÜR GOTT, FÜRST UND VATERLAND", ou seja, "Por Deus, o Príncipe e a Pátria". — "Por Dios, el Príncipe y la Patria").

A nacionalidade é liechtensteiniense ou listenstainiano, considerando a língua portuguesa de Portugal. Cerca de 87% dos habitantes professam o cristianismo, sendo católicos 80% destes. Tem como características relevo acidentado e montanhoso, abrigando cadeia dos Alpes Réticos de norte a sul, planície pantanosa ao longo do rio Reno, ao centro; e montanhas de sul a sudeste.

A composição de seus 30 mil habitantes é composta em 73% por alemães, cerca de 15% de suíços e ainda 12% de outras nacionalidades. Dividida em 11 comunas, tem como chefe de Estado, desde 1989, o príncipe Hans-Adam II, da dinastia Liechtenstein.

Por não ter moeda própria o pequeno país, que tem 161 quilômetros quadrados, utiliza o franco suíço. O turismo é a grande fonte de renda: o país recebe 80 mil turistas por ano. Considerado paraíso fiscal em solo europeu, serve de sede para multinacionais atraídas pela ausência de impostos. Trabalhadores imigrantes constituem 40% da força de trabalho no país, que também possui indústrias de pequeno porte.

História

O Principado de Liechtenstein foi criado em 1719, como um feudo do Sacro Império Romano-Germânico. O Condado de Vaduz e o Baronato de Schellenberg foram comprados dos condes de Hohenem pela família austríaca Liechtenstein.

O Principado permaneceu ligado ao Império Austro-Húngaro até 1918, quando estabelece uma união aduaneira com a Suíça, que assume a condução de sua política externa. Em 1938, Francisco José II é coroado príncipe, tornando-se o primeiro soberano a fazer de Liechtenstein sua moradia permanente.

Neutro na II Guerra Mundial, o principado experimenta no período de 1945 a 1965 um rápido crescimento econômico, transformando-se em centro de turismo, comércio e pequenas manufaturas. Em 1970, a vitória eleitoral da União Patriótica (VU) põe fim a 42 anos de domínio do Partido dos Cidadãos Progressistas de Liechtenstein (FBPL). As mulheres só conseguiram direito de voto em 1984.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas